Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Sindicato dos Quadros reúne-se hoje com Banco Popular

O presidente do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), Paulo Marcos, reúne-se hoje com a administração do Banco Popular para discutir a reestruturação do banco espanhol em Portugal, que implica redução de trabalhadores e balcões.

Sindicato dos Quadros reúne-se hoje com Banco Popular
Notícias ao Minuto

08:07 - 22/11/16 por Lusa

Economia Reestruturação

De acordo com a informação recolhida pela Lusa, a reunião acontece pelas 17:00 (hora de Lisboa) nas instalações do Banco Popular, em Lisboa.

A instituição bancária de origem espanhola anunciou este mês que vai encerrar 47 agências e cortar o quadro de pessoal em 295 trabalhadores até ao final do ano, no âmbito da reestruturação do negócio promovida pelo grupo espanhol.

Após ter sido conhecida esta reestruturação, o presidente do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) considerou que a redução de efetivos e de balções do Banco Popular em Portugal "é sensivelmente" o dobro do que em Espanha, o que considerou "incompreensível".

Enquanto em Portugal o banco reduz cerca de 30% do seu efetivo, no país vizinho a diminuição é de 14%, o que "não faz sentido", estimou Paulo Marcos, considerando ainda que em Portugal serão dispensados mais trabalhadores mais jovens, enquanto em Espanha a solução passou por dispensar pessoal mais velho, o que disse ser uma "espécie de reformas antecipadas, não causando traumatismo sociais".

O dirigente sindicalista criticou que o processo possa ser um despedimento encapotado e que haja a intenção de fazer passar para Espanha atividades e operações que até agora eram feitas em Portugal.

O Plano Estratégico do Banco Popular para o período 2016-2018 prevê a redução de custos, com uma poupança estimada entre 175 milhões de euros e 200 milhões de euros anuais a partir de 2017.

O Popular Portugal contava, no final do primeiro semestre deste ano, com 1.159 trabalhadores em Portugal e uma rede de 166 balcões, segundo os dados compilados pela Associação Portuguesa de Bancos (APB).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório