Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Associação considera que expectativa na engenharia continua "modesta"

A Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores (APPC) qualificou hoje de "notícia positiva" o aumento no índice de novas encomendas na construção, mas notou que na área específica da engenharia a expectativa continua "bastante modesta".

Associação considera que expectativa na engenharia continua "modesta"
Notícias ao Minuto

18:26 - 21/11/16 por Lusa

Economia Emprego

A APPC diz esperar que a perspetiva de subida "venha de facto a concretizar-se no futuro próximo", na sequência da informação do Instituto Nacional de Estatística (INE) de que a subida do índice de novas encomendas na construção manteve no 3.º trimestre um aumento homólogo (16,1%).

Em comunicado, a associação quis "distinguir números bem diferenciados" nos dados, referindo que a evolução no segmento da construção de edifícios "afigura-se positiva, mas o segmento de obras de engenharia, classificação mais ligada a infraestruturas, permanece com uma expectativa bastante modesta".

O índice de novas encomendas na construção manteve no terceiro trimestre um aumento homólogo, mas menos intenso do que no trimestre anterior quando a variação homóloga tinha sido de 22,3%.

O abrandamento do ritmo de crescimento foi determinado pelo índice do segmento de obras de engenharia, que passou de uma variação homóloga de 14,6% para 5,4%.

Já o índice relativo ao segmento de construção de edifícios apresentou uma taxa de variação de 31,4% (29,4% no trimestre anterior).

O secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, considerou que os últimos dados do setor da construção "vêm confirmar a retoma económica já demonstrada por outros indicadores" e traduzem "o esforço em fazer chegar os fundos europeus à economia".

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado das Infraestruturas referiu que os últimos dados do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) "seguem exatamente o mesmo sentido" dos do INE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório