Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Seedrs recebe a primeira empresa de vinhos, a Wine With Spirit

Uma companhia portuguesa quer mudar o mundo da enologia com ajuda de investidores. Para isso, tornou-se a primeira empresa do seu setor a pedir financiamento no Seedrs.

Seedrs recebe a primeira empresa de vinhos, a Wine With Spirit
Notícias ao Minuto

11:27 - 21/11/16 por Bruno Mourão com Lusa

Economia Crowdfunding

A Wine With Spirit quer captar 450 mil euros através da plataforma Seedrs, tornando-se na primeira empresa portuguesa de vinhos a lançar uma operação de venda de ações em 'equity crowdfunding' (financiamento colaborativo).

Segundo um comunicado conjunto da Seedrs e da Wine With Spirit, a campanha vai estar ativa durante os próximos 60 dias.

A 'winetech' portuguesa está avaliada em 7,89 milhões de euros e colocou hoje no mercado 5,37% do seu capital e tem sido considerada um caso de inovação no setor vitivinícola, tornando-se agora "no primeiro produtor português de vinhos a recorrer à Seedrs", a plataforma de 'equity crowdfunding' europeia, com o objetivo de angariar financiamento por parte de investidores em todo o mundo.

O valor angariado na operação será utilizado em investimentos tecnológicos para robustecer a Lyfetaste, plataforma alternativa aos canais tradicionais de distribuição, permitindo, através da Internet, potenciar franchisados, afiliados e distribuidores em todo o mundo, e para a sua expansão numa primeira fase na União Europeia.

Esta operação de 'equity crowdfunding' surge depois do crescimento da plataforma Lyfetaste e do crescente interesse de investidores internacionais pelo ciclo de inovação e qualidade da Wine With Spirit, que se traduz numa nova forma de produzir, beber e comercializar vinho.

"Procuramos um encaixe para acelerar o crescimento da nossa plataforma de distribuição digital e aumentar o seu potencial, bem como reforçar a infraestrutura tecnológica existente, de modo a responder à forte procura que temos registado e que prevemos que aumente no final de 2016 e no próximo ano", disse o presidente executivo e fundador da Wine With Spirit, João Pedro Montes, citado no comunicado.

Entre os principais investidores institucionais que já investiram na Wine With Spirit estão Leo Biagini, 'financial advisor' (consultor financeiro) da Morgan Stanley Private Wealth Management, em Nova Iorque, David Lopes, administrador executivo e diretor-geral da Fundação Francisco Manuel dos Santos e ex-presidente da Daymon Worldwide, João André de Barros Teixeira, diretor-geral de inovação na Bundaberg Brewed Drinks e ex-presidente da Coca-Cola para a Europa de Leste, e Luís Cervantes, administrador executivo da SABSEG Seguros.

João Pedro Montes refere ainda que a Wine With Spirit tem como missão levar o 'Enotainment' ao mundo, "através de um conceito irreverente na produção e distribuição de vinhos de qualidade".

Fundada em 2011, a Wine With Spirit é a primeira empresa portuguesa de vinhos a recorrer à Seedrs, mas esta plataforma já soma casos de sucesso com empresas europeias do setor do vinho, como a britânica Chapel Down ou a francesa Domaine du Grand Mayne, segundo o comunicado.

Entre as empresas portuguesas que já conseguiram completar com sucesso campanhas de financiamento na Seedrs estão a Coacher, a Agroop (que já realizou duas operações), a Climber Hotel, a eSolidar e, mais recentemente, a Tradiio que tem a decorrer aquela que é, por enquanto, a maior operação de financiamento de sempre feita por empresas portuguesas através do 'equity crowdfunding'.

O diretor de desenvolvimento de negócios da Seedrs, Filipe Portela, frisa no comunicado que, "além do financiamento captado, as campanhas feitas por empresas vinícolas permitem não só chegar a um grande número de potenciais investidores, como ainda reforçam a ligação entre a empresa e os seus clientes".

Idealizada como uma marca global, a Wine With Spirit, considerada a empresa vinícola mais inovadora do mundo na edição de 2014 do Wine Business Innovation Summit, na Alemanha, está presente em vários mercados internacionais e os seus vinhos já foram reconhecidos com vários prémios e distinções a nível mundial, diz o comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório