"Algumas pessoas temem que as reformas estruturais signifiquem mais austeridade. Não creio que seja isso. As reformas estruturais devem trazer crescimento e emprego", declarou à agência Lusa a presidente da comissão dos Assuntos Económicos do PE, a liberal Sharon Bowles.
A eurodeputada falava no final de um encontro na Assembleia da República com deputados das comissões de Assuntos Europeus, Economia e Obras Públicas bem como da comissão de acompanhamento do programa firmado com a 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional).
A inglesa diz que dos encontros tidos em Portugal resulta um maior conhecimento da situação "no terreno" do país, tendo demonstrado curiosidade em melhor conhecer as reformas estruturais aplicadas pelo Governo, nomeadamente no campo da Justiça.
Noutros sectores, sublinhou, Portugal está "mais dinâmico" que o Reino Unido, dando Sharon Bowles como exemplo as propostas de financiamento a Pequenas e Médias Empresas (PME).
De tarde, a delegação composta por 13 eurodeputados tem um encontro com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e diferentes parceiros sociais.
Na segunda-feira os deputados do PE estiveram, entre outros, com os ministros das Finanças e da Economia e Emprego, Vítor Gaspar e Álvaro Santos Pereira, respectivamente.