Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 34º

BCE preparado para subir estímulos devido a inflação

O Banco Central Europeu (BCE) está preparado para aumentar os estímulos monetários em dezembro porque a inflação está muito baixa e não dá sinais de se aproximar de 2%.

BCE preparado para subir estímulos devido a inflação
Notícias ao Minuto

18:00 - 17/11/16 por Lusa

Economia Dezembro

Segundo as atas da última reunião de política monetária divulgadas hoje, o BCE considera que não há "sinais claros de uma tendência convincente" de subida da inflação.

O BCE considerou que estará em melhor posição para avaliar as perspetivas de inflação em dezembro, de acordo com as atas da reunião de 20 de outubro.

Os mercados preveem que o BCE vai prolongar o seu programa de compra de ativos que termina em março de 2017 e que inclui a compra mensal de dívida pública e privada no valor de 80 mil milhões de euros.

O Conselho de Governadores também considerou importante em outubro comunicar que o BCE mantém o compromisso de preservar o apoio monetário necessário para assegurar que a inflação fique próxima de 2% "sem um atraso injustificado", mas também sem criar expectativas inadequadas nos mercados quanto às medidas de política monetária.

Os dados disponíveis mostram que se mantém "uma recuperação económica moderada, mas constante", disse na reunião o economista-chefe do BCE, Peter Praet.

O BCE prevê que a inflação suba nos próximos meses com os preços da energia mais altos depois da subida do petróleo, mas a inflação subjacente, que não tem em conta a energia, não dá sinais de subir.

A inflação homóloga na zona euro subiu em outubro para 0,5%, segundo dados do Eurostat.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório