Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

No norte da Europa, um país quer ter a primeira moeda nacional digital

A nação conhecida como a casa das transações eletrónicas e um dos países mais socialmente evoluídos do mundo quer dar mais um passo enorme rumo ao futuro.

No norte da Europa, um país quer ter a primeira moeda nacional digital
Notícias ao Minuto

17:15 - 16/11/16 por Bruno Mourão

Economia Divisas

As moedas digitais não são propriamente desconhecidas hoje em dia e muitos milhões de pessoas em todo o mundo já usam a bitcoin e outras alternativas eletrónicas para fazer pagamentos e escapar ao sistema financeiro internacional. 

O reinado das divisas digitais ainda não é, no entanto, uma realidade de índole nacional. E é isso mesmo que a Suécia quer mudar. 

Conhecida como a casa de uma mudança progressiva na utilização de dinheiro físico, a nação nórdica quer dar mais um passo rumo a uma sociedade de dinheiro virtual, através da possível criação de uma divisa digital nacional. 

De acordo com as informações avançadas pelo Financial Times, o governo sueco planeia criar uma moeda eletrónica chamada ekrona, um equivalente digital da krona (coroa sueca) utilizada nos pagamentos em numerário. A aprovação pode ser conseguida no espaço de dois anos. 

A decisão está a ser analisada pelo Riksbank, o banco nacional da Suécia, depois de ser registada uma queda de 40% na utilização de moedas e notas desde 2009. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório