Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Afinal a carga fiscal sobe, desce ou mantém-se?

A carga fiscal tem marcado o debate político sobre a proposta orçamental para 2017, com o Governo e os partidos da esquerda a garantirem que desce e com a oposição a alertar que vai subir.

Afinal a carga fiscal sobe, desce ou mantém-se?
Notícias ao Minuto

14:10 - 13/11/16 por Lusa

Economia Dúvidas

No relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) o Governo indica que haverá uma redução da carga fiscal em 2017 face a 2016 e os partidos da esquerda que apoiam o Governo no parlamento (PS, BE, PCP e PEV) concordam, mas o PSD e o CDS-PP respondem que não e que haverá no próximo ano um agravamento do nível da carga fiscal suportada pelos contribuintes.

Na proposta orçamental, o Governo prevê que em 2017 haja uma "ligeira redução da carga fiscal", que deverá passar dos 25% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 para os 24,9% do PIB em 2017 (excluindo daqui as contribuições sociais), antecipando "uma redução nos impostos diretos e uma estabilização nos impostos indiretos".

Mas, afinal, o que é a carga fiscal? Como se mede? Qual é a sua estrutura? E como é que Portugal se compara com os outros países europeus nesta matéria? E, em 2017, a carga fiscal vai subir, descer ou manter-se ao nível de 2016?

Algumas perguntas e respostas sobre a carga fiscal em Portugal:

O que é a carga fiscal?

O conceito de carga fiscal não é fechado e há vários indicadores e formas de o medir, que diferem entre si essencialmente quanto às contribuições sociais.

O Conselho de Finanças Públicas (CFP), o Instituto Nacional de Estatística (INE) e a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) explicam que a carga fiscal se mede pelo valor total dos impostos e contribuições efetivas para a Segurança Social face ao Produto Interno Bruto (PIB).

Nesta definição, a carga fiscal inclui a receita das administrações públicas arrecadadas via impostos diretos (sobre o rendimento e sobre o património), indiretos (sobre a produção e sobre a importação), de capital e contribuições sociais, apurados em contabilidade nacional (a ótica dos compromissos).

Em 2001, o Eurostat estabeleceu três indicadores possíveis de carga fiscal: todos incluem os impostos diretos, indiretos e de capital e as contribuições sociais efetivas pagas à Segurança Social (Indicador 1), mas podem também incluir-se as contribuições sociais efetivas obrigatórias pagas a outros subsetores das administrações públicas (Indicador 2) e, cumulativamente, as contribuições sociais imputadas (Indicador 3).

Habitualmente, o conceito de carga fiscal utilizado pelo Eurostat e pela Comissão Europeia corresponde ao Indicador 2, que exclui as contribuições sociais imputadas.

A carga fiscal em Portugal é mais alta do que no resto da União Europeia? 

Não. Em 2015, segundo o INE, Portugal apresentou uma carga fiscal de 34,2% do PIB, um valor inferior à média europeia (de 39%) e "a meio da tabela, com uma carga fiscal superior à de Espanha (33,9%), mas inferior à da Grécia (36,3%)".

Nas suas estatísticas sobre as receitas fiscais dos Estados-membros, o Eurostat não considera os impostos recebidos pelas instituições da União Europeia e, usando este conceito, a carga fiscal em Portugal foi de 34,3% em 2015 (contra os 34,5% se for incluída a receita daqueles impostos).

A Roménia, a Irlanda, a Letónia, a Lituânia e a Bulgária foram os cinco países com uma menor carga fiscal em 2015 e, no lado oposto, ficaram a Dinamarca, França, a Bélgica, a Finlândia e a Suécia. Portugal surge na 13.ª posição entre os 28 Estados-membros.

Quanto à estrutura da carga fiscal em Portugal, apesar do aumento da importância relativa dos impostos diretos nos últimos anos, Portugal continuou a apresentar, em 2015, uma percentagem (31,5%) inferior à média da UE28 (33,8%).

Relativamente aos impostos indiretos, Portugal é um dos países em que o seu peso na carga fiscal total é elevado (42,3%) e "significativamente superior à média da UE28", surgindo na décima posição.

Por outro lado, "Portugal registou um dos pesos relativos mais baixos das contribuições sociais efetivas na carga fiscal", representado 26,2% da carga fiscal total, abaixo da média europeia de 31,5%.

Como evoluiu a carga fiscal em Portugal nos últimos 20 anos? 

Os dados mais recentes referem-se a 2015, ano em que a carga fiscal correspondeu a 34,5% do PIB, um aumento de 4,4% face a 2014. Relacionando a carga fiscal com a taxa de variação nominal do PIB a preços de mercado, verifica-se que, em 2015, a receita fiscal cresceu a um ritmo superior ao do PIB (de 4,4% contra apenas 3,4%).

Isto traduziu-se também no terceiro ano consecutivo em que a taxa de variação da carga fiscal ficou acima da taxa de variação nominal do PIB e atingiu o nível mais elevado desde 1995, segundo o INE.

Em 1995, a carga fiscal representava 29,3% do PIB e, 20 anos depois, já correspondia a 34,5%, um aumento de 5,2 pontos percentuais.

O aumento da carga fiscal em 2015 deveu-se ao comportamento da receita do IRC (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas), que cresceu cerca de 740 milhões de euros, e do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), que subiu 680 milhões, bem como ao desempenho das contribuições sociais, que subiram 630 milhões de euros.

De acordo com o INE, o aumento das receitas do IRC e do IVA ficou a dever-se "em parte" ao crescimento do PIB e ao reforço de medidas de combate à evasão fiscal, nomeadamente o sistema e-fatura e o controlo de inventários, ao passo que a subida das contribuições sociais em 2015 é explicada pelo aumento do número de beneficiários com remunerações declaradas à Segurança Social".

Como evoluiu a estrutura da carga fiscal em Portugal nos últimos 10 anos?

No ano passado, os impostos diretos justificaram 31,5% da carga fiscal total, os impostos indiretos representaram 42,4% e as contribuições sociais os restantes 26,1%.

Analisando a estrutura da carga fiscal ao longo dos últimos 10 anos, verifica-se que houve um aumento do peso dos impostos diretos, uma diminuição dos indiretos e que o peso das contribuições sociais permaneceu praticamente inalterado.

Em 2006, os impostos diretos representavam 26,6% da carga fiscal total e foram aumentando o seu peso relativo nos anos seguintes, até terem atingido um máximo de 33,5% em 2013, o ano em que o número de escalões do IRS foi reduzido de oito para cinco, o que se traduziu num "enorme aumento" de impostos.

Nos dois anos seguintes, em 2014 e em 2015, o peso dos impostos diretos na carga fiscal reduziu-se, atingindo os 31,5%, o que continua a ser 4,9 pontos percentuais acima do registado em 2006.

Quanto aos impostos indiretos, entre 2006 e 2015, houve uma redução de 5,1 pontos percentuais do seu peso na carga fiscal total, dos 47,5% para os 42,4% do PIB.

No que se refere às contribuições sociais, estas apresentaram um peso máximo de 28,6% em 2009 mas, comparando 2006 com 2015, verifica-se que aumentaram apenas 0,3 pontos neste período.

A carga fiscal em Portugal vai aumentar em 2017?

O Governo diz que não e garante que a carga fiscal vai diminuir em 2017 e, no relatório da proposta de OE2017, refere que haverá "uma ligeira redução da carga fiscal" caracterizada por "uma redução nos impostos diretos e [por] uma estabilização nos impostos indiretos". No entanto, o Governo não inclui as contribuições sociais.

Contudo, a UTAO contraria esta afirmação e aponta para uma "manutenção da carga fiscal", nos 34,1% do PIB.

Os técnicos independentes que apoiam o parlamento apontam que "a receita fiscal e contributiva cresce a um ritmo idêntico ao projetado para o PIB nominal" no próximo ano e concluem que, "para 2017, encontra-se projetada uma manutenção da carga fiscal, que mantém a sua estrutura praticamente inalterada, com uma redução do peso dos impostos diretos em 0,1 ponto percentual do total, compensada por um aumento do peso das contribuições sociais efetivas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório