Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

OPEP tem de fazer "cortes significativos" para fixar limite de produção

A Agência Internacional de Energia (AIE) considerou hoje que a OPEP tem de fazer "cortes significativos" de produção para cumprir os objetivos avançados de fixar um limite de produção máxima entre 32,5 e 33 milhões de barris por dia.

OPEP tem de fazer "cortes significativos" para fixar limite de produção
Notícias ao Minuto

12:20 - 10/11/16 por Lusa

Economia AIE

No relatório mensal sobre o mercado do petróleo, a agência comenta que a OPEP teria que pôr-se de acordo face a "cortes significativos" porque estima que em outubro o cartel produziu uma quantidade recorde de 33,83 milhões de barris diários.

A OPEP produziu em outubro mais 230 mil barris por dia do que em setembro, sobretudo devido à recuperação da atividade na Nigéria e na Líbia, bem como no Iraque, que alcançou um novo máximo histórico (4,60 milhões de barris), mas também porque o Irão continua a aproximar-se dos níveis que tinha antes do período das sanções internacionais (3,75 milhões).

A agência refere que fora do cartel em outubro a produção de petróleo também aumentou em 485.000 barris por dia para 57 milhões de barris por dia, graças sobretudo a jazidas no Mar do Norte, à Rússia e ao Cazaquistão.

A AIE considera que a Rússia, atualmente o maior produtor mundial de petróleo, vai aumentar as extrações este ano em 230.000 barris por dia e que a tendência atual levará a um novo aumento de cerca de 200.000 barris em 2017.

Se a este acréscimo se juntarem as expectativas de subida igualmente no Brasil, Canadá e Cazaquistão, os países que não pertencem à OPEP subirão a produção em 500.000 barris por dia no próximo ano, depois de em 2016 terem cortado em 900.000 barris por dia.

Em relação à procura, os autores do relatório não modificaram este mês as previsões, continuando assim a prever que o mundo consuma este ano uma média de 96,3 milhões de barris por dia, ou seja, mais 1,2 milhões de barris por dia do que em 2015, quando o acréscimo foi de 1,8 milhões.

Para 2017, o acréscimo será de novo de 1,2 milhões para 97,5 milhões de barris por dia.

A AIE considera que não sinais de que a atividade económica vá absorver mais petróleo.

Assim, uma das principais conclusões é a de que se não houver acordo na OPEP e alguns dos países da organização continuarem a aumentar a produção, o atual excesso de oferta permanecerá e, portanto, o preço do petróleo não deverá subir significativamente.

E a AIE adverte mesmo que se o excesso de oferta persistir em 2017 os preços poderão voltar a descer.

Entretanto, a AIE - que reúne os grandes países consumidores de energia membros da OCDE, dos quais o maior são os Estados Unidos - considerou hoje "improvável" que a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos altere de forma significativa as bases do mercado de petróleo de curto prazo.

No relatório mensal sobre o mercado do petróleo, a AIE indicou que espera "mais pormenores" sobre as políticas energéticas que Trump pretende adotar quando entrar em funções para as integrar na edição de 2017 sobre o mercado a médio prazo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório