Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Há uma evolução positiva sustentada da taxa de desemprego"

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse hoje que a redução da taxa de desemprego para 10,5% no terceiro trimestre mostra que "há uma evolução positiva sustentada no mercado de trabalho", através do crescimento do emprego.

"Há uma evolução positiva sustentada da taxa de desemprego"
Notícias ao Minuto

12:02 - 09/11/16 por Lusa

Economia Vieira da Silva

De acordo com as estatísticas divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego baixou 0,3 pontos percentuais para 10,5% no terceiro trimestre de 2016, face ao anterior, e 1,4 pontos percentuais face ao trimestre homólogo de 2015.

"Os dados mostram que há uma evolução positiva sustentada no mercado de trabalho, porque não só a taxa de desemprego vai para 10,5%, o valor mais baixo desde há muitos anos, que compara com 11,9% do mesmo trimestre do ano passado, mas cai também face ao trimestre anterior que já tinha tido um bom resultado, de 10,8%", afirmou Vieira da Silva.

Em declarações aos jornalistas, à margem do balanço do Governo aos seis meses do Programa Nacional de Reformas, o governante considerou que "o mais importante é que há um crescimento do emprego, perto de 90 mil postos de trabalho são criados".

"Ou seja, a taxa de desemprego está a diminuir não porque as pessoas se vão embora ou porque deixam de procurar trabalho, mas porque estão a ser criados novos postos de trabalho", declarou, considerando que é sinónimo que "a economia tem dinamismo".

Vieira da Silva realçou ainda, nos dados divulgados hoje pelo INE, que "na composição do emprego o que cresce em maior volume é o emprego duradouro, isto é, os contratos sem termo", que, acrescentou, significa que "o melhor emprego está a crescer mais neste trimestre e neste ano".

De acordo com as estatísticas do INE, a população desempregada, estimada em 549,5 mil pessoas, registou uma diminuição trimestral de 1,8% (menos 9,8 mil pessoas) e uma diminuição homóloga de 11,2% (menos 69,3 mil).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório