Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

FMI recomenda aprovação de empréstimo de 11 mil milhões ao Egito

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse hoje que recomendará que a instituição aprove na sexta-feira um empréstimo de 12 mil milhões de dólares (10,898 mil milhões de euros) para o Egito.

FMI recomenda aprovação de empréstimo de 11 mil milhões ao Egito
Notícias ao Minuto

19:49 - 08/11/16 por Lusa

Economia Lagarde

A líder do FMI elogiou as reformas económicas do país, incluindo a flutuação da libra egípcia na semana passada, e disse que o empréstimo é necessário para ajudar a restaurar a estabilidade e o crescimento da economia.

A flutuação da libra - que resultou numa desvalorização brusca e em subidas de preços acentuadas - era uma das condições para o empréstimo do FMI.

Os egípcios estão a enfrentar um período de dificuldades à medida que o governo aplica medidas de austeridade.

O país tem suportado meses de escassez de produtos, que vão desde o açúcar a fórmulas para bebés.

As autoridades estavam a tentar evitar as medidas com medo de instabilidade no país, mas o presidente Abdel Fattah al-Sisi disse que o Egito não pode mais adiá-las.

O governo também anunciou um aumento salarial de 7% para os funcionários públicos, que correspondem a cerca de seis milhões numa população de mais de 90 milhões.

Christine Lagarde disse, um comunicado, que as ações, que incluem também cortes nos subsídios aos combustíveis, "irão melhorar notavelmente a competitividade externa do Egito, enfrentar a escassez de moeda estrangeira, apoiar as exportações e o turismo e ajudar a atrair investimentos estrangeiros".

O programa, que descreveu como "ambicioso", visa "colocar a economia do país num caminho sustentável e alcançar um crescimento gerador de emprego", comentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório