Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Dívida engorda 1,1 mil milhões para novo máximo histórico

O Governo continua a aumentar a 'almofada' financeira graças às emissões de divida e por isso, o valor total devido aos credores volta a ultrapassar os máximos históricos do mês anterior.

Dívida engorda 1,1 mil milhões para novo máximo histórico
Notícias ao Minuto

12:17 - 02/11/16 por Bruno Mourão

Economia BdP

Mais um mês, mais um recorde de dívida do Estado em Portugal: Setembro trouxe um aumento de 1,1 mil milhões de euros em relação a agosto, para um novo máximo histórico.

No final de setembro, o Estado português devia 244,4 mil milhões de euros aos credores, um total que ainda assim não deverá representar um recorde em percentagem do PIB graças à subida da produção em 2015 e este ano.

Segundo o relatório estatístico divulgado esta manhã pelo Banco de Portugal, "esta variação reflete emissões líquidas positivas de títulos (0,8 mil milhões de euros) e um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos (0,5 mil milhões de euros)". Mas nem tudo é mau.

"O crescimento da dívida pública foi acompanhado por um aumento mais acentuado dos ativos em depósitos (1,6 mil milhões de euros), pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou uma diminuição de 0,5 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 223,1 mil milhões de euros", revela o banco regulador nacional.

A 'almofada' financeira do Estado continua assim a crescer, aumentando a margem de manobra pública em caso de necessidade de liquidez ou de aumento repentino dos juros da dívida nos mercados.

[Notícia atualizada às 12h40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório