Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Desemprego abaixo dos 11% pelo terceiro mês consecutivo

Barreira simbólica parece ter sido totalmente ultrapassada. Revisão em baixa da estimativa inicial de agosto permite levantar uma bandeira honrosa que já não se via há muito tempo.

Desemprego abaixo dos 11% pelo terceiro mês consecutivo
Notícias ao Minuto

11:22 - 02/11/16 por Bruno Mourão

Economia INE

A taxa de desemprego em Portugal está a cair de forma sustentada há muito, mas apenas em setembro se completou um ciclo de três meses seguidos com taxas abaixo dos 11% da população ativa.

A estimativa de setembro ainda é provisória, mas tendo em conta os cálculos definitivos de julho e agosto, a percentagem de portugueses sem emprego caiu 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior e atingiu o nível mais baixo dos últimos sete anos.

Desde junho de 2009 que a taxa de desemprego não estava abaixo dos 10,8% estimados em setembro, que comparam com os 10,9% em julho e agosto. O número inicialmente avançado em agosto era de 11%, mas no boletim estatístico desta manhã, o INE anunciou a revisão em baixa da estimativa: "A estimativa definitiva da taxa de desemprego de agosto de 2016 situou-se em 10,9%, mantendo-se inalterada face ao mês anterior e tendo diminuído 0,3 pontos percentuais face a três meses antes. Aquele valor representa uma revisão em baixa, de 0,1 pontos percentuais , face à estimativa provisória divulgada há um mês".

Apesar da queda da taxa de desemprego, a taxa de emprego manteve-se inalterada e o número total de portugueses com trabalho caiu ligeiramente em setembro face a agosto; a redução do número de desempregados deverá por isso ter sido provocada por um desaparecimento de portugueses das estatísticas de pagamento de subsídios.

O Instituto Nacional de Estatística estima que no total, existiam cerca de 555.600 portugueses desempregados e 4,567 milhões de pessoas com emprego em Portugal no final de setembro.

[Notícia atualizada às 11h40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório