Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Empresas de resíduos do grupo EGF em greve na segunda-feira

A recolha e seleção de resíduos estará afetada na segunda-feira no interior centro, norte do Alentejo e Península de Setúbal devido a uma greve de trabalhadores de três empresas do grupo EGF -- Empresa Geral de Fomento, informaram hoje sindicatos.

Empresas de resíduos do grupo EGF em greve na segunda-feira
Notícias ao Minuto

17:42 - 28/10/16 por Lusa

Economia Protestos

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), na segunda-feira fazem greve, entre as 00:00 e as 24:00, os trabalhadores da Amarsul (Península de Setúbal), da Valnor (25 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém e Portalegre) e da Resiestrela (14 concelhos dos distritos de Guarda e Castelo Branco).

Também os trabalhadores da EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão paralisam na segunda-feira e na quarta-feira "para exigir dois dias completos de descanso semanal e contra as discriminações no tratamento dos períodos de descanso atribuídos nos diferentes sectores da empresa", realçou o STAL.

De acordo com o STAL, as principais reivindicações destes trabalhadores das três empresas do grupo EGF são o aumento dos salários e dos subsídios de refeição e de transporte, a atribuição do subsídio de turno, um seguro de saúde e de vida para todos os trabalhadores em condições iguais e respeito pela categoria profissional e pelos conteúdos funcionais dos trabalhadores, e a garantia de condições de saúde e segurança a todos os trabalhadores.

Com a greve da Amarsul serão afetados os ecoparques de Setúbal, Palmela, Seixal e Sesimbra e a recolha seletiva, ficando afetada a recolha dos resíduos sólidos na Península.

De acordo com a União dos Sindicatos de Setúbal, a greve "tem a ver com o facto de a administração da Mota-Engil [acionista] ter efetuado a distribuição dos dividendos (cinco milhões de euros) pelos acionistas e querer congelar o salário de quem contribuiu de forma decisiva para a obtenção dos referidos lucros".

Diogo Júlio, da União de Sindicatos do Norte Alentejano (USNA), admitiu à agência Lusa que a greve na Valnor, com cerca de 150 trabalhadores, pode afetar a recolha, tratamento e a reciclagem de lixo, "com maior repercussão nas cidades".

A empresa opera em 25 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

Já a greve na Resiestrela, com cerca de 70 trabalhadores, vai afetar a triagem de resíduos nos concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

A EGF é responsável pela recolha, transporte, tratamento e valorização de resíduos urbanos, através de 11 sistemas multimunicipais (empresas) de norte a sul do país, em cujo capital entram também os municípios, com 49%.

O seu processo de privatizaçãodesenvolveu-se através de um concurso público internacional, lançado no primeiro trimestre de 2014 pelo anterior Governo, tendo ficado concluído em julho de 2015 com a aquisição de 95% do capital (que pertencia à Águas de Portugal) por parte do consórcio SUMA, que integra a Mota-Engil.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório