Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Indústria nacional abranda em setembro

Os sinais negativos da economia portuguesa não se limitam ao clima económico. O setor secundário também abrandou no mês passado, apesar de continuar a crescer.

Indústria nacional abranda em setembro
Notícias ao Minuto

12:47 - 28/10/16 por Bruno Mourão

Economia INE

Depois do crescimento de 2,1% em agosto, o índice de produção da indústria nacional subiu apenas 1,8% em setembro. A variação traduz um abrandamento no setor secundário, provocada em grande parte pelo crescimento mais fraco dos segmentos da energia e dos bens de consumo. 

O relatório estatístico divulgado esta manhã pelo INE revela que no caso da energia, a variação homóloga situou-se em 10,4% em setembro (20,3% no mês anterior), enquanto o agrupamento de bens de consumo passou de -0,3% em agosto para 2,5% em setembro. 

O agrupamento de bens de investimento apresentou "o contributo negativo mais intenso" (-0,5 p.p.) para a variação do índice agregado, resultante de uma taxa de variação de -3,7% (-5,8% em agosto), tendo o agrupamento de bens intermédios também registado um contributo negativo (-0,2 p.p.), originado por uma variação homóloga de -0,6% (-1,3% no mês anterior). 

Quanto ao índice da secção das indústrias transformadoras, passou de uma variação homóloga de -1,1% em agosto para 0,2% em setembro, com a secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio a subir 13,6% (variação de 26,3% no mês anterior) e a secção das indústrias extrativas a diminuir 21,9% (-14,8% em agosto). 

Em termos de variação mensal, o índice de produção industrial recuou 0,4% em setembro, taxa idêntica à de agosto. 

Neste caso, os contributos negativos dos agrupamentos de bens de consumo e de energia (-1,2 p.p. e -0,7 p.p., respetivamente), resultantes de variações mensais de -3,8% e de -3,6%, pela mesma ordem, superaram os contributos positivos dos agrupamentos de bens de investimento e de bens intermédios (1,0 p.p. e 0,5 p.p.), originados por taxas de variação de 7,5% e de 1,4%. 

No que se refere ao índice da secção das indústrias transformadoras, passou de uma variação mensal de 0,3% em agosto para -1,3% em setembro. 

A taxa de variação da secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio foi de -3,7%, 9,2 p.p. abaixo do mês anterior, e a secção das indústrias extrativas foi a única que registou uma variação mensal positiva (5,1%), ainda assim inferior em 10,5 p.p. à de agosto. 

No terceiro trimestre de 2016, o índice agregado aumentou 0,9% face ao trimestre homólogo (taxa igual à observada no trimestre anterior), tendo o agrupamento de energia sido o único com taxa de variação positiva, que passou de 14,2% no segundo trimestre para 13,8%, e o agrupamento de bens de investimento apresentado a variação negativa mais intensa (-3,9%, -1,3% no trimestre anterior). 

A secção das indústrias transformadoras passou de uma variação de -1,8% no segundo trimestre para -1,5% no terceiro trimestre e a variação trimestral da secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio fixou-se em 18,7% (22,4% no trimestre anterior). 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório