Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Comércio a retalho acelera em setembro

Dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que apesar de uma desaceleração do crescimento das horas trabalhadas e dos salários, o volume de negócios acelerou.

Comércio a retalho acelera em setembro
Notícias ao Minuto

11:47 - 28/10/16 por Bruno Mourão

Economia INE

De um crescimento de 2,9% em agosto, o índice de volume de negócios no comércio retalho passou a uma subida de 3,1% no passado mês de setembro. A confirmação surge no relatório estatístico divulgado hoje pelo INE, onde são também referidos os dados do emprego, remunerações e número de horas trabalhadas neste setor. 

O crescimento do emprego manteve-se em setembro ao mesmo ritmo de agosto (+2,7%), mas o mesmo não pode ser dito dos salários e do tempo de trabalho. Ambos cresceram em setembro, mas a um ritmo muito inferior ao de agosto: "Os índices de emprego, de remunerações e de número de horas trabalhadas, ajustadas de efeitos de calendário, apresentaram, no mês de referência, taxas de variação homóloga de 2,7%, 4,5% e 2,6%, respetivamente (2,7%, 5,6% e 4,2% em agosto, pela mesma ordem)". 

Finalmente, o índice de vendas "aumentou 3,3%, traduzindo uma aceleração de 1,1 pontos percentuais quando comparado com o trimestre anterior".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório