Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Consumidores mais confiantes, mas clima económico está mais 'nublado'

O relatório estatístico divulgado esta manhã pelo INE mostra que a economia ficou ligeiramente mais frágil em outubro, apesar dos portugueses estarem mais tranquilos quanto ao futuro.

Consumidores mais confiantes, mas clima económico está mais 'nublado'
Notícias ao Minuto

10:16 - 28/10/16 por Bruno Mourão

Economia INE

A economia portuguesa ainda 'lambe as feridas' de uma crise muito difícil, que deixou marcas profundas em todo o país: em outubro, o clima económico voltou a tropeçar, depois de dois meses de verão relativamente tranquilos.

Vários setores deram sinais de abrandamento ligeiro, mas a economia parece estar mais sólida. Para compensar, os consumidores assumem-se mais confiantes pelo segundo mês consecutivo, graças principalmente ao setor da construção e à indústria transformadora.

"O aumento do indicador de confiança dos Consumidores nos últimos dois meses deveu-se ao contributo positivo de todas as componentes, perspetivas relativas à evolução da situação económica do país, da situação financeira do agregado familiar, da poupança e do desemprego", garante o INE no relatório estatístico divulgado esta manhã.

A variação positiva foi conseguida apesar da queda da confiança no segmento do comércio e serviços, "refletindo o contributo negativo do saldo das opiniões sobre o volume de vendas" e o "agravamento das perspetivas sobre a evolução da procura e das apreciações sobre a atividade da empresa".

[Notícia atualizada às 10h25]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório