Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro preocupado com "aviso" da Comissão Europeia à TAP

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, manifestou hoje "preocupação" com a informação divulgada pela Comissão Europeia (CE) de possível violação das regras comunitárias na cooperação da TAP com a Brussels Airlines.

Ministro preocupado com "aviso" da Comissão Europeia à TAP
Notícias ao Minuto

21:44 - 27/10/16 por Lusa

Economia Pedro Marques

No entanto, Pedro Marques, que falava em Braga, à margem de uma conferência do Novo Banco, sublinhou que aquele "é um processo que ainda não chegou ao fim", uma vez que se trata de uma conclusão preliminar da CE, e disse esperar que a TAP consiga apresentar argumentos que resultem numa "decisão favorável" para a empresa e para Portugal.

"Este é um processo que ainda não chegou ao fim. Naturalmente, vi com preocupação esse projeto de decisão [da CE), mas muita água correrá até ao final desse processo e espero que os argumentos da TAP venham a demonstrar em sentido contrário", afirmou o governante.

A Comissão Europeia informou a TAP Portugal e a Brussels Airlines da sua conclusão preliminar, segundo a qual a cooperação destas companhias na partilha de códigos de serviço de passageiros entre Bruxelas e Lisboa restringia a concorrência entre ambas, em violação das regras comunitárias.

Segundo Pedro Marques, a TAP deve continuar a apresentar os seus argumentos, "mesmo no limite em Tribunal de Justiça", se o processo "lá chegar".

Tudo para alterar a posição da CE e conseguir que a decisão "possa ser favorável aos interesses da TAP e de Portugal".

A TAP já afirmou hoje que a informação divulgada pela Comissão Europeia de violação das regras comunitárias na sua cooperação com a Brussels Airlines constitui "um mero passo processual", realçando que "não é uma decisão final".

Em comunicado, a TAP acrescentou que "disporá agora de um período de dois meses para apresentar a sua posição à Comissão, a qual poderá optar por arquivar o processo ou dar-lhe continuação.

A companhia nacional realça ainda que esta investigação decorre ao longo de "mais de cinco anos", em que a TAP tem sempre colaborado plenamente com a Comissão Europeia, fornecendo toda a documentação e informação que lhe foram solicitadas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório