Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Volkswagen parece já ter 'apagado' a polémica das emissões das contas

A segunda maior fabricante de automóveis do mundo conseguiu fechar os primeiros nove meses de 2016 com enormes lucros. O resultado é ainda mais positivo em comparação com a queda do ano passado

Volkswagen parece já ter 'apagado' a polémica das emissões das contas
Notícias ao Minuto

13:51 - 27/10/16 por Bruno Mourão com Lusa

Economia Resultados

A Volkswagen conseguiu voltar aos melhores dias, com a polémica fraude das emissões aparentemente já esquecida nas contas da empresa. De acordo com os resultados divulgados hoje, a fabricante germânica acumulou 5,915 mil milhões de euros em lucros de janeiro a setembro deste ano, mais 48,2% do que no mesmo período do ano passado.

Olhando apenas para o terceiro trimestre deste ano, os lucros foram de 2,337 mil milhões de euros, que comparam com os prejuízos de 1,673 mil milhões acumulados no período homólogo devido aos primeiros efeitos da fraude no motores.

No acumulado até setembro, a faturação do grupo Volkswagen (VW) manteve-se nos 159,932 mil milhões de euros, tendo o lucro operacional aumentado quase 159%, para 8,647 mil milhões de euros, e os resultados extraordinários recuado 61,8%, para 2,62 mil milhões de euros.

"Os principais resultados dos três primeiros trimestres atestam a muito boa situação operacional das marcas do grupo Volkswagen", afirmou o presidente do Conselho de Administração, Matthias Müller, durante a apresentação das contas.

"Sobre esta base" - acrescentou Müller, citado pela agência EFE -- "impulsionaremos e superaremos a transformação de um fabricante automobilístico num provedor de mobilidade sustentável".

De acordo como presidente do grupo Volkswagen, a nova estratégia até ao ano 2025 e os resultados apresentados hoje revelam que o grupo é capaz de reagir aos momentos menos favoráveis.

Entre janeiro e setembro, as entregas aumentaram 2,4%, para um total de 7,609 milhões de unidades, e a produção cresceu 2,8%, para 7,645 milhões de unidades.

Após a divulgação destes resultados, as ações da Volkswagen na bolsa de Frankfurt subiram cerca de 1,5%, para 127,95 euros.

Durante a apresentação de contas, o diretor financeiro da Volkswagen, Frank Witter, destacou que a boa situação financeira do grupo é um aspeto central do seu sucesso, assegurando que a empresa é financeiramente sólida, apesar do impacto e dos desafios levantados pelo escândalo da manipulação dos motores diesel.

Segundo Witter, a liquidez dá ao grupo estabilidade financeira para pensar o futuro da mobilidade e, ao mesmo tempo, suportar as consequências financeiras da manipulação, os investimentos e os gastos necessários para cumprir as exigências ao nível das emissões de dióxido de carbono para as novas tecnologias.

Conforme afirmou, os efeitos da manipulação nas emissões dos motores diesel exigem investimentos e, consequentemente, disciplina nos custos.

"A produtividade e a rentabilidade devem melhorar consideravelmente em todo o grupo", especialmente na marca Volkswagen, sublinhou Witter.

O grupo Volkswagen chegou a acordo nos EUA para pagar as indemnizações resultantes da descoberta da manipulação efetuada nos motores diesel da marca, o que lhe custará cerca de 15 mil milhões de dólares (cerca de 13,737 mil milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório