Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

PME vão ter acesso a 200 milhões de euros nas próximas semanas

As empresas portuguesas vão ter ao seu dispôr nas próximas semanas 200 milhões de euros de fundos de Capital de Risco, no âmbito do Programa Capitalizar, anunciou hoje o Governo.

PME vão ter acesso a 200 milhões de euros nas próximas semanas
Notícias ao Minuto

21:20 - 26/10/16 por Lusa

Economia Empresas

"O Ministério da Economia colocará assim, nas próximas semanas, como previsto nos programas Capitalizar e StartUP Portugal, e em linha com iniciativas como o WebSummit, mais de 200 milhões de euros de capitais próprios à disposição dos empreendedores e empresas portuguesas", diz um comunicado deste ministério.

De acordo com a nota de imprensa, o Ministério da Economia, através da Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A. (IFD), disponibilizou aos concorrentes da Linha de Financiamento a Fundos de Capital de Risco, os resultados da análise técnica das 25 candidaturas aceites a concurso, de um total inicial de 26, e respetiva proposta preliminar de atribuição de verbas.

O concurso está inserido no Programa Capitalizar, que tem como objetivo o reforço das estruturas de capitais das empresas portuguesas e a melhoria das condições de financiamento das pequenas e médias empresas (PME).

Este instrumento financeiro é dirigido ao cofinanciamento de Fundos de Capital de Risco com verbas de vários Programas Operacionais do Portugal2020 (Programas Operacionais Regionais e COMPETE2020), através do Fundo de Capital e Quase-Capital (FC&QC), gerido pela IFD.

Segundo o Ministério da Economia, o montante global a atribuir aos Fundos de Capital de Risco selecionados é de 98.297.044,01 euros.

"A estas verbas acresce o necessário coinvestimento privado dos candidatos, o que permitirá colocar à disposição das PME portuguesas, nas próximas semanas, cerca de 200 milhões de euros", diz o mesmo comunicado.

As candidaturas recebidas pela IFD foram consideradas "de mérito muito elevado, tendo vários fundos concorrentes investimento privado estrangeiro no capital".

A decisão de adjudicação final será tomada depois de decorrido o período de audiência prévia obrigatório, altura em que será tornada pública a lista de operadores selecionados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório