Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

"É importante que bancos maus não vão dar cabo dos bons"

O presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich, disse hoje esperar que a solução para retirar crédito malparado do balanço dos bancos não implique custos para os bancos que estão bem e não precisam dessa medida.

"É importante que bancos maus não vão dar cabo dos bons"
Notícias ao Minuto

19:52 - 26/10/16 por Lusa

Economia Fernando Ulrich

"Se o que está na sua pergunta é que para resolver problemas de [crédito] malparado dos bancos que estão mal os bancos que estão bem vão ter de suportar custos, isso nunca me passou pela cabeça", afirmou Fernando Ulrich, em resposta a uma questão dos jornalistas.

Garantindo que não tem alguma indicação sobre o veículo que está a ser preparado pelo Governo, o presidente executivo do BPI voltou a afirmar que o importante é que não se caia na tentação de criar "uma situação em que bancos maus vão dar cabo dos bons".

A criação de um veículo para retirar crédito malparado do balanço dos bancos portugueses tem sido definida como uma das prioridades do Governo para o setor financeiro, apesar de vários presidentes de bancos reiterarem que não é necessário.

De acordo com a informação avançada pela imprensa, o Governo tem mantido contactos com diversas entidades para desenhar um modelo para este 'bad bank' ('banco mau') que poderá sobretudo ajudar BCP, Novo Banco e Montepio.

Ainda hoje a agência de 'rating' DBRS considerou que o malparado é dos maiores problemas com que os bancos portugueses se confrontam e que é necessário acelerar a limpeza do crédito malparado do balanço para ajudar os bancos a serem mais rentáveis.

Esta opinião também tem sido partilhada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em relatórios em que aborda o setor financeiro português.

Hoje Fernando Ulrich referiu-se precisamente a opiniões de organismos internacionais para considerar que "há muitos países piores do que Portugal nessas matérias" que não são referidos tão constantemente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório