Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Homens e mulheres a ganharem o mesmo? Nem daqui a 100 anos

As contas do Fórum Económico Mundial sobre a igualdade salarial já eram pessimistas... mas ficaram ainda piores este ano.

Homens e mulheres a ganharem o mesmo? Nem daqui a 100 anos
Notícias ao Minuto

08:14 - 29/10/16 por Bruno Mourão

Economia Relatório

O relatório da igualdade de géneros apontava há doze meses o ano de 2133 como a ansiada data em que as mulheres iam finalmente passar a ter salários semelhantes aos homens em todo o mundo. No entanto, um ano depois, a organização revelou que a tendência positiva inverteu-se e faz previsões ainda mais pessimistas. 

A igualdade salarial completa apenas deverá chegar em 2186, ou seja daqui a 170 anos; mesmo as pessoas mais novas não poderão ter qualquer esperança de ainda estar vivas na época, mas podem sonhar que as netas ou bisnetas já consigam sentir a justiça de receber salários equivalentes aos homens. 

Apesar de trabalharem em média mais horas, as mulheres de hoje em dia recebem praticamente metade do valor pago aos homens e estão ainda muito longe da maior parte dos cargos de liderança em empresas e no setor financeiro. 

Olhando para a lista de 144 países analisados, Portugal surge no 31º lugar, distante dos países da Europa do Norte devido aos baixos índices de participação feminina na sociedade, quer no que toca à saúde, oportunidades económicas, poder político e mesmo na formação académica.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório