Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

'Bênção' da DBRS garantiu regresso aos mercados tranquilo para Portugal

Valor de financiamento pretendido pelo Estado foi atingido e com juros consideravelmente mais baixos do que na última emissão comparável.

'Bênção' da DBRS garantiu regresso aos mercados tranquilo para Portugal
Notícias ao Minuto

10:48 - 26/10/16 por Bruno Mourão

Economia Leilão

Menos de uma semana depois do rating da dívida portuguesa ter ficado inalterado na DBRS, os mercados deram sinais de confiança ao Estado. O leilão de dívida desta manhã acabou com mais mil milhões de euros nas contas públicas, o valor máximo pretendido pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na venda de Obrigações do Tesouro a cinco anos.

De acordo com os dados do Banco Carregosa, Portugal conseguiu reduzir os custos de financiamento médio para os 1,751%, juros muito inferiores ao 1,87% da última emissão semelhante realizada em agosto.

A procura caiu ligeiramente em relação à venda de há dois meses, mas apenas devido ao menor retorno esperado pelos investidores.

"Portugal beneficiou da descida de taxas das últimas semanas. Basta lembrar que a 7 de outubro esta dívida, no mercado, tinha os juros a 2,07%", lembra Filipe Silva, do Banco Carregosa.

O diretor de gestão de ativos está confiante que o sucesso do leilão "é mais um passo para baixar o custo médio do financiamento do país" e também "um sinal de que os investidores acreditam na manutenção do rating da DBRS".

"Aliás, tudo continuará a correr bem enquanto o BCE continuar a comprar a dívida portuguesa", conclui o analista.

Para Marisa Cabrita, "depois de ultrapassado o factor de risco DBRS, Portugal assegurou a elegibilidade para o programa de compras do BCE, levando assim à redução do prémio de risco".

A gestora de ativos da Orey Financial considera o leilão um sucesso, mas lembra que "existem outros desafios para a economia portuguesa, com especial destaque para as expectativas de crescimento modesto, tal como afirma a Fitch".

[Notícia atualizada às 11h05]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório