Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Fusão de gigantes dos media nos EUA pode ser bloqueada

AT&T e Time Warner anunciaram o maior negócio de sempre no setor, mas a intenção de criar um novo colosso no mercado poderá ser bloqueada pelo novo presidente dos Estados Unidos, seja democrata ou republicano.

Fusão de gigantes dos media nos EUA pode ser bloqueada
Notícias ao Minuto

09:16 - 24/10/16 por Bruno Mourão

Economia Negócio

O fim de semana foi marcado por uma notícia inesperada: a AT&T chegou a acordo com a concorrente Time Warner numa fusão avaliada em cerca de 80 mil milhões de euros. Duas das maiores empresas de media do mundo podem assim criar o maior império de televisão e comunicações do planeta, mas o caminho do negócio não se afigura nada fácil. 

Segundo a CNN, a fusão precisa de múltiplas autorizações dos reguladores norte-americanos, que parecem estar pessimistas quanto à monopolização de um setor tão importante. Para dificultar a vida às duas empresas, os dois candidatos na corrida à Casa Branca também já deram sinais de que  o negócio não passará do papel. 

Donald Trump assumiu abertamente a intenção de bloquear a criação de um império de tão grande dimensão; quanto a Hillary Clinton, apesar de não ter falado especificamente sobre o negócio da AT&T e da Time Warner, já falou várias vezes em pública da necessidade de reforçar os poderes da autoridade da concorrência para bloquear fusões que ameacem a competitividade dos mercados. 

A AT&T já teve no ano passado uma experiência negativa com os reguladores norte-americanos, que bloquearam a compra da T-Mobile por razões muito semelhantes às agora citadas pela CNN.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório