Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bancos internacionais estão prontos para deixar o Reino Unido

Bancos internacionais sediados no Reino Unido preparam a relocalização de algumas operações no estrangeiro em 2017, devido a receios sobre o ambiente de incerteza que vai marcar o período pós-Brexit, segundo a Associação de Banqueiros Britânicos (BBA).

Bancos internacionais estão prontos para deixar o Reino Unido
Notícias ao Minuto

16:45 - 23/10/16 por Lusa

Economia Associação

"As suas mãos [dos banqueiros] estão a tremer sobre o botão 'relocalizar'", escreveu Anthony Browne, presidente da BBA, num artigo publicado pelo semanário The Observer.

Segundo o responsável, os bancos não sabem se vão poder continuar a oferecer os seus serviços por toda a Europa depois de o Reino Unido deixar a União Europeia em 2019, pelo que estão a preparar-se para todas as eventualidades.

O Governo britânico anunciou que vai desencadear o período negocial de dois anos para deixar o bloco europeu no primeiro trimestre do próximo ano e os bancos já solicitaram que, antes de o 'Brexit' ser consumado, sejam acautelados acordos transitórios entre Londres e Bruxelas para defender os interesses do setor, que conta com inúmeras operações transnacionais.

Anthony Browne indicou que os bancos com sede no Reino Unido têm empréstimos de 1,2 biliões de euros concedidos a empresas e governos do resto da União Europeia, "mantendo à tona o continente em termos financeiros".

E acrescentou que o comércio livre nos serviços financeiros entre o Reino Unido e a Europa continental está avaliado em mais de 22,5 mil milhões de euros.

O líder da BBA considerou mesmo que o setor bancário vai ser, provavelmente, mais afetado pelo Brexit do que qualquer outra atividade económica, já que é de longe a maior indústria exportadora do Reino Unido.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório