Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Desenvolvimento e emprego: "Orçamento não responde às necessidades"

Para Mariana Mortágua um dos principais problemas da economia nacional é o facto de o investimento ter vindo a “decrescer continuamente” desde 2010.

Desenvolvimento e emprego: "Orçamento não responde às necessidades"
Notícias ao Minuto

23:35 - 22/10/16 por Patrícia Martins Carvalho

Política Bloco de Esquerda

A deputada do Bloco de Esquerda participa, este sábado, na conferência ‘Que Orçamento para Portugal?’ que decorre na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Na sua intervenção, Mariana Mortágua defendeu que a “economia não se ajusta automaticamente”, razão pela qual é preciso o “Estado” e uma “política industrial” para colocar os “países a crescer em termos de investimento e criação de emprego”.

“Para compreender porque é que este Orçamento não vai tão longe quanto gostaríamos e não responde ao problema do investimento, é preciso ter em conta que há um contexto político nacional e internacional em que o Orçamento se insere”, explicou a bloquista citada pelo site Esquerda.net.

Nesta senda, Mariana Mortágua admitiu que, embora o Orçamento seja diferente dos anteriormente desenhados, apresenta falhas e que “não responde às necessidades do país em termos de desenvolvimento, de capacidade de investimento e de criação de emprego”.

A deputada defende que é “preciso intervir ativamente na economia porque de outra forma não vai ser possível fazer com que as economias arranquem”, sendo que esta intervenção deve ser feita com base no investimento público e no consumo.

Bruxelas voltou a ser, na intervenção da bloquista, acusada de “rigidez” e “dogmatismo ideológico”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório