Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

DBRS? "Surpresa é outras agências considerarem dívida portuguesa lixo"

Agência de rating canadiana decidiu não mexer na nota de 'BBB-' portuguesa.

DBRS? "Surpresa é outras agências considerarem dívida portuguesa lixo"
Notícias ao Minuto

23:11 - 21/10/16 por Carolina Rico

Política Francisco Louçã

Portugal continua fora do ‘lixo’ para a DBRS. A revisão semestral era aguardada com ansiedade, mas, para Francisco Louçã, “a certificação na notação portuguesa não tem surpresa nenhuma”.

O comentário da semana de Francisco Louçã na SIC Notícias incidiu sobre a decisão da agência de rating canadiana de não mexer na nota de 'BBB-', mantendo a tendência estável da anterior revisão em abril.

“Mario Draghi já tinha dito que a execução orçamental corria bem, e a DBRS é uma espécie de sucursal do Banco Central Europeu, funcionam em sintonia”, recordou o antigo líder bloquista.

Recorde-se que, questionado pelos jornalistas sobre a situação portuguesa esta quinta-feira, o presidente do regulador europeu admitiu que "Portugal fez progressos assinaláveis".

“A surpresa é que outras agências consideram a dívida portuguesa lixo”, considera Francisco Louçã.

A avaliação da DBRS, a única agência de rating que não inclui Portugal na categoria lixo, é o único fator que ainda permite que a dívida portuguesa seja elegível para o programa de compra de ativos do Banco Central Europeu.

A avaliação conhecida esta sexta-feira vem a reforçar um outro ponto: “Bruxelas não tem nenhuma razão para recusar o Orçamento” do Estado para 2017, considera Louça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório