Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Transportes de Coimbra investem 300 mil euros em novo sistema

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão investir cerca de 300 mil euros em equipamento e software, para disponibilizar informações em tempo real os seus utilizadores.

Transportes de Coimbra investem 300 mil euros em novo sistema
Notícias ao Minuto

21:51 - 21/10/16 por Lusa

Economia Informação

Uma proposta dos SMTUC para aquisição e instalação de "equipamentos e desenvolvimentos de software para o Sistema de Apoio à Exploração e Informação do Público (SAEIP)" vai ser apreciada pelo executivo municipal, na próxima reunião (agendada para segunda-feira), anunciou hoje a Câmara.

O sistema, que envolve um investimento de 296.680 euros, servirá os utentes de transportes públicos de passageiros do município assegurados pelos SMTUC, mas disporá de condições para acolher os dados de outros operadores, pelo menos em "alguns canais de comunicação", refere uma nota da autarquia.

A introdução do novo equipamento implica, designadamente, a substituição de 120 computadores de bordo, instalados nas viaturas da frota da empresa municipal, para "permitir o fornecimento ao SAEIP de informação em tempo real mais fiável e precisa, que viabilize o funcionamento correto dos vários sistemas/plataformas e aplicações dela dependente".

A proposta a submeter à apreciação da Câmara prevê também, entre outros meios, "a instalação de 20 novos painéis eletrónicos de informação ao público em tempo real relativamente à passagem das viaturas de transporte público nas correspondentes paragens".

Quinze daqueles painéis destinam-se a paragens que ainda não possuem este equipamento e cinco a fornecer informação relativa às paragens nas imediações dos edifícios nos quais serão instalados.

Prevista ainda a disponibilização de informação visual no interior de algumas viaturas, que, aproveitando a informação em tempo real fornecida pelo SAEIP sobre a próxima paragem e que já é utilizada atualmente por um sistema sonoro análogo.

O executivo da Câmara Municipal também irá, por outro lado, debater, entre outros assuntos, o Plano Municipal de Contingência para Vagas de Frio 2016/2017, dirigido às populações mais vulneráveis do concelho, nomeadamente aos sem-abrigo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório