Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Sem "diabo" nem surpresas, DBRS mantém rating de Portugal

António Costa tinha deixado esta tarde uma mensagem para a oposição e acabou por ver confirmada a confiança. A agência de notação canadiana volta a dar uma boia de salvação à dívida portuguesa.

Sem "diabo" nem surpresas, DBRS mantém rating de Portugal
Notícias ao Minuto

18:07 - 21/10/16 por Bruno Mourão

Economia Mercado

Toda a evolução da situação financeira em Portugal só pode conduzir a que a decisão de logo seja positiva, acho normal. Só ficará surpreendido quem tem andado vários meses à espera que o diabo chegue.” As declarações foram proferidas esta tarde por António Costa à saída da reunião do Conselho Europeu e ecoam certamente na cabeça do primeiro-ministro e da oposição após a DBRS anunciar a manutenção do rating da dívida soberana portuguesa.

Na ansiada revisão semestral, a agência de rating canadiana decidiu não mexer na nota de 'BBB-' e manteve a tendência estável da anterior revisão em abril.

As "políticas macroeconómicas credíveis" e a forte integração na zona euro são as principais justificações utilizadas para explicar a decisão tomada, apesar de terem sido deixados recados quanto ao crescimento abaixo do esperado.

A revisão da DBRS era absolutamente crucial, uma vez que a nota da agência canadiana é o único fator que ainda permite que a dívida portuguesa seja elegível para o programa de compra de ativos do Banco Central Europeu.

[Notícia atualizada às 19h00]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório