Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Poupança é ponto forte dos portugueses, mas a literacia financeira não

O segundo inquérito nacional à literacia financeira mostra uma evolução nos conhecimentos dos portugueses, mas os conceitos mais complexos continuam a ser desconhecidos de quase toda a gente.

Poupança é ponto forte dos portugueses, mas a literacia financeira não
Notícias ao Minuto

14:03 - 21/10/16 por Bruno Mourão

Economia Estudo

A capacidade de reconhecer e explicar conceitos financeiros e económicos continua a ser um dos grandes 'calcanhares de Aquiles' da população portuguesa. A conclusão é do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, que publicou hoje a edição de 2015 do inquérito nacional à literacia financeira. 

De acordo com o comunicado do Banco de Portugal que resume o estudo, "em termos de conhecimentos financeiros, as respostas continuam a revelar algumas lacunas, tanto em questões gerais de numeracia financeira, como em conceitos diretamente relacionados com produtos financeiros". Apesar de mais de 58% dos portugueses saberem explicar os juros simples, 62,7% saberem o que é o prémio do seguro e 82% identificar corretamente o saldo dos depósitos à ordem, a população nacional está muito longe de conhecer outros conceitos. 

Menos de metade dos portugueses sabe o que é a franquia de um seguro, apenas 39,5% sabe explicar os efeitos dos juros compostos, só 21,4% sabem o que é o spread e as Euribor, taxas utilizadas como indexante na esmagadora maioria dos contratos de crédito à habitação em território nacional, apenas foram adequadamente explicadas por 10,5% dos inquiridos. O pior resultado foi nos mercados acionistas, onde apenas 4% das pessoas ouvidas souberam explicar o significado de capital garantido num valor mobiliário. 

"Os grupos populacionais com maiores défices de literacia financeira são os jovens e os idosos, os estudantes, os desempregados, os aposentados e as mulheres, bem como os que têm baixos níveis de escolaridade e de rendimentos", revela o Banco de Portugal. 

Para compensar, os portugueses têm valores muito elevados de integração financeira (92,5% das pessoas têm depósitos à ordem e 73% têm seguro) e melhoraram os hábitos de poupança (59% das pessoas afirma poupar dinheiro com regularidade).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório