Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

No mar da Namíbia, os diamantes... nascem do chão

Uma exploração única no mundo está a encontrar algumas das pedras mais valiosas do mundo. Com custos mais baixos e mais matéria-prima disponível, a prospeção submarina mostra-se uma alternativa viável às clássicas minas.

No mar da Namíbia, os diamantes... nascem do chão
Notícias ao Minuto

08:12 - 23/10/16 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

Quando se fala em diamantes, a maior parte das pessoas pensa imediatamente em minas. Os clássicos túneis subterrâneos são uma marca inegável do progresso industrial e há muitas décadas que suportam algumas das maiores empresas do mundo. 

Mas, na costa atlântica de África, uma companhia de prospeção conseguiu convencer um dos governos mais habituados à concessão de licenças para minas a experimentar um método inovador, com um conceito único no mundo. 

Graças a um enorme aspirador avaliado em mais de 9 milhões de euros, a De Beers percorre o fundo do oceano ao largo da Namíbia, recolhendo toneladas de terra que são depois filtradas para encontrar alguns dos diamantes mais puros do mundo. De acordo com o Wall Street Journal, a pureza dos diamantes recolhidos na exploração Debmarine Namibia é em média de 95%, contra os 20% conseguidos na melhor mina terrestre da De Boer. 

A terra recolhida do fundo do oceano é filtrada a bordo de enormes navios de carga, antes de serem transferidos para salas de alta segurança. Dentro destas autênticas caixas fortes, as pedras preciosas tocam apenas nas mãos de funcionários qualificados. 

Para chegar perto dos diamantes, os trabalhadores são obrigados a passar por reconhecimentos oculares e de impressões digitais, para além de rigorosas revistas à entrada e à saída. 

Três a quatro vezes por semana, um helicóptero recolhe os diamantes selados em cofres e transporta-os para a capital da Namíbia, Windhoek, onde são separados e entram em circulação no mercado mundial. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório