A edição 'online' do Expresso avançou hoje que os interessados na compra -- BPI, BCP, os fundos Apollo Mangement e Centerbridge, Lone Star e China Minsheng Financial Holding --, foram notificados para apresentar uma proposta final até ao próximo dia 4.
De acordo com a informação recolhida pela Lusa junto de fontes do setor financeiro, o prazo é válido tanto para os investidores estratégicos, como para aqueles que estão interessados na operação em mercado.
À venda direta apresentaram-se BPI, BCP, Apollo Mangement e Centerbridge e Lone Star, enquanto na opção de aumento de capital está interessado o China Minsheng Financial Holding, do grupo chinês Minsheng.
A 03 de agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do Banco Espírito Santo (BES), depois de o banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades distintas.
No chamado banco mau ('bad bank'), um veículo que mantém o nome BES, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas.
No 'banco bom', o banco de transição que foi chamado de Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.
Em dezembro do ano passado foram prolongadas as garantias estatais ao Novo Banco e a data limite para a sua venda foi estendida até agosto de 2017.