Economia da China cresceu 6,7% no terceiro trimestre do ano

A economia da China cresceu 6,7% no terceiro trimestre do ano, mantendo-se estável e sem mudanças relativamente ao desempenho alcançado, no primeiro e no segundo trimestres, anunciou hoje o Gabinete de Estatísticas do país.

© DR
Economia Estatísticas

Em termos acumulados, ou seja, de janeiro a setembro, a segunda economia mundial também cresceu 6,7%, comparando com o mesmo período de 2015.

PUB

"O desempenho geral foi melhor do que o esperado", indicou o Gabinete de Estatísticas da China em comunicado.

Em termos trimestrais, o Produto Interno Bruto (PIB) da China expandiu-se 1,8% -- tal como no período entre abril e junho -- ascendendo, no final de setembro, a 52,99 biliões de yuan (7,87 biliões de euros).

"Temos de estar cientes de que o desenvolvimento económico continua num período crítico de transformação e modernização, com antigos impulsionadores de crescimento a serem substituídos por novos", refere a mesma nota.

Citando "uma série de fatores internos e externos instáveis", o organismo aponta que "a base de um continuado crescimento económico ainda não é sólida o suficiente".

Após três décadas a crescer a uma média de quase 10% ao ano, Pequim situa a meta de crescimento anual para os próximos cinco anos entre 6,5% e 7%.

A economia da China cresceu 6,9% em 2015, o ritmo mais lento dos últimos 25 anos.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS