Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Concluídas obras na linha da Beira Alta

A Infraestruturas de Portugal anunciou hoje a conclusão da intervenção na linha ferroviária da Beira Alta, na zona de Mangualde, onde um comboio regional descarrilou no início do ano.

Concluídas obras na linha da Beira Alta
Notícias ao Minuto

19:10 - 17/10/16 por Lusa

Economia Mangualde

De acordo com a Infraestruturas de Portugal, a intervenção concluída teve por objetivo a estabilização do talude de aterro localizado ao quilómetro 133,060 da linha da Beira Alta.

"Com a concretização desta intervenção foi possível repor as normais condições de exploração ferroviária, comprometidas pelo deslizamento de terras que provocou o descarrilamento de um comboio regional ocorrido no início de 2016 e que obrigou à manutenção de uma limitação de velocidade de 30 quilómetros/hora à passagem neste local", acrescentou.

Um comboio regional de passageiros descarrilou na tarde do dia 10 de janeiro, na zona de Contenças (distrito de Viseu), tendo três dos passageiros sofrido ferimentos ligeiros.

As obras realizadas após o descarrilamento do comboio regional custaram cerca de 265 mil euros e vêm "assegurar melhores condições de circulação, níveis de disponibilidade e fiabilidade aos utilizadores da infraestrutura ferroviária".

"Esta ação insere-se num conjunto de obras que estão a ser realizadas na linha da Beira Alta, com vista à reparação dos danos causados pelas intempéries que se fizeram sentir no início do ano e que, em alguns locais, foram ainda agravados pelos incêndios no verão", apontou.

Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal informou ainda que, na continuação deste trabalho, foi agora adjudicada a intervenção de estabilização dos taludes localizados aos quilómetros 139,060 e 139,570, igualmente em Mangualde, na zona da freguesia de Abrunhosa-a-Velha.

"A empreitada no valor de 61,6 mil euros tem como objetivo eliminar o risco de deslizamento de pedras para a linha ferroviária. Esta ação passará pela retirada de blocos e arvoredo em todo o talude e a aplicação de uma rede de tripla-torção", evidenciou.

A realização destes trabalhos permitirá igualmente suprimir a atual limitação de velocidade de 60 quilómetros/hora, ao longo de um troço com uma extensão de 1.040 metros, onde a circulação se processava a 90 quilómetros/hora.

"Com a concretização desta empreitada, o investimento executado pela Infraestruturas de Portugal na reparação dos danos provocados pelo mau tempo nos taludes da linha da Beira Alta totalizará os 640 mil euros", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório