Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Empresas vão ter (muito) menos tempo para comunicar faturas

Alteração nas regras confirma intenção de apertar o cerco à faturação das companhias nacionais. Prazo máximo de comunicação cai para menos de um terço do atual.

Empresas vão ter (muito) menos tempo para comunicar faturas
Notícias ao Minuto

10:53 - 17/10/16 por Bruno Mourão

Economia Orçamento

Em vez de 25 dias, as empresas portuguesas vão passar a ter apenas 8 dias para dar a conhecer ao Estado as faturas emitidas no mês anterior. A alteração está prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2017 apresentada ao país na passada sexta-feira por Mário Centeno.

Segundo o documento oficial aprovado em Conselho de Ministros, todos os elementos que fazem parte do código do IVA terão menos de um terço do tempo disponível este ano para chegarem às mãos do Ministério das Finanças, diminuindo assim a possibilidade de fraudes e facilitando os cálculos da receita fiscal em cada mês.

A alteração proposta já estava prevista na lei original, antes do Governo recuar nas intenções para permitir às empresas uma adaptação mais suave às alterações fiscais.

Tal como o restante Orçamento, a alteração no código do IVA será discutida na generalidade e na especialidade antes da votação final global no final de novembro.

[Notícia atualizada às 11h00]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório