Os mercados estão preocupados com a China

A segunda maior economia do mundo está a fazer soar os alarmes entre os analistas. A sucessiva desvalorização do yuan e a dívida crescente são sinais de uma instabilidade inesperada.

MARKETS-CHINA-YUAN-MIDDAY/

© REUTERS

Bruno Mourão
17/10/2016 08:46 ‧ 17/10/2016 por Bruno Mourão

Economia

Ásia

O grande motor do crescimento mundial nas últimas décadas ameaça chegar a uma situação insustentável em breve. Ultrapassada pela Índia no ano passado, a China tem vindo a perder ímpeto na indústria e aproxima-se cada vez mais de um abismo potenciado pelo mercado imobiliário, revela o Business Insider. 

Tal como aconteceu nos Estados Unidos e Europa antes da crise de 2008, o mercado chinês está a criar uma 'bolha' no mercado das habitações, com avaliações cada vez mais altas e um nível de endividamento historicamente elevado. 

O banco central australiano avisou hoje que "a contínua dependência de um crescimento baseado no endividamento" está a "contribuir para aumentar a vulnerabilidade" da economia chinesa, obrigando o governo de Pequim a tomar decisões de política monetária que ameaçam a estabilidade do sistema financeiro mundial. 

Albert Edwards, analista do Société Générale conhecido pelas previsões acertadas no mercado de moedas, avisou que a desvalorização do yuan renmimbi face ao dólar é ainda mais importante do que a queda da libra, tendo em conta a importância das importações chinesas para a maior parte das economias mundiais. 

A moeda chinesa atingiu hoje um novo mínimo de seis anos face ao dólar e renovou as preocupações dos analistas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas