Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Os mercados estão preocupados com a China

A segunda maior economia do mundo está a fazer soar os alarmes entre os analistas. A sucessiva desvalorização do yuan e a dívida crescente são sinais de uma instabilidade inesperada.

Os mercados estão preocupados com a China
Notícias ao Minuto

08:46 - 17/10/16 por Bruno Mourão

Economia Ásia

O grande motor do crescimento mundial nas últimas décadas ameaça chegar a uma situação insustentável em breve. Ultrapassada pela Índia no ano passado, a China tem vindo a perder ímpeto na indústria e aproxima-se cada vez mais de um abismo potenciado pelo mercado imobiliário, revela o Business Insider. 

Tal como aconteceu nos Estados Unidos e Europa antes da crise de 2008, o mercado chinês está a criar uma 'bolha' no mercado das habitações, com avaliações cada vez mais altas e um nível de endividamento historicamente elevado. 

O banco central australiano avisou hoje que "a contínua dependência de um crescimento baseado no endividamento" está a "contribuir para aumentar a vulnerabilidade" da economia chinesa, obrigando o governo de Pequim a tomar decisões de política monetária que ameaçam a estabilidade do sistema financeiro mundial. 

Albert Edwards, analista do Société Générale conhecido pelas previsões acertadas no mercado de moedas, avisou que a desvalorização do yuan renmimbi face ao dólar é ainda mais importante do que a queda da libra, tendo em conta a importância das importações chinesas para a maior parte das economias mundiais. 

A moeda chinesa atingiu hoje um novo mínimo de seis anos face ao dólar e renovou as preocupações dos analistas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório