Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Ministro saúda maior presença lusa de sempre em feira internacional

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, saudou hoje, em Paris, "a maior presença [portuguesa] de sempre" numa feira internacional do agroalimentar e o "crescimento notável das exportações" no setor.

Ministro saúda maior presença lusa de sempre em feira internacional
Notícias ao Minuto

16:56 - 16/10/16 por Lusa

Economia Economia

Cerca de uma centena de empresas portuguesas estão na SIAL, uma feira internacional do setor agroalimentar, que começou hoje e decorre até 20 de outubro, na capital francesa, na qual participam sete mil expositores e são esperados mais de 155.000 visitantes.

"São estes setores que marcam a diferença em Portugal, estes setores já pesam 11% nas exportações totais portuguesas. É um setor que estamos aqui para apoiar, para ver o que está a fazer, os mercados em que está a entrar e para apoiar os industriais deste setor que marcam, desta vez, a maior presença numa feira internacional de sempre", afirmou o ministro da Economia aos jornalistas, depois de uma visita aos expositores lusos.

Manuel Caldeira Cabral indicou tratar-se de uma "presença que reforça, de facto, a posição de Portugal no mundo no setor agroalimentar", que classificou como "um setor em grande crescimento em todo o mundo" e sublinhando o seu peso nas exportações portuguesas.

"O setor agroalimentar é um setor que tem tido um crescimento notável das exportações. Tem tido também um crescimento notável da inovação e da qualidade e é também por esta via que se tem afirmado em mercados mais exigentes como é o caso do mercado francês, espanhol ou dos Estados Unidos", declarou.

O titular da pasta da Economia precisou que o "houve um crescimento de 20% do número de empresas presentes face à última edição" e que o Governo apoia as empresas com ajudas ao investimento, linhas de apoio à internacionalização e um trabalho de "diplomacia económica, nomeadamente na abertura de novos mercados".

Manuel Caldeira Cabral destacou que a SIAL é "uma montra de exportação para todo o mundo" e considerou que "os produtos portugueses começam a ser cada vez mais reconhecidos como de elevada qualidade" e competitividade.

A feira conta com 25 expositores individuais e três associações apoiam a presença portuguesa: a PortugalFoods, uma associação formada por empresas do setor agroalimentar, com cerca de 60 expositores, a ACOPE - Associação dos Comerciantes de Pescado, com 10 expositores, e a InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, também com 10 expositores.

Luís Pinto Andrade, vice-presidente da InovCluster, disse à Lusa que "o Sial acaba por ser uma mostra de todos os produtos a nível mundial", com importadores de todo o mundo e que o objetivo é ir para além do "mercado da saudade".

"Claramente é uma das apostas destas empresas também, não é só o mercado francês, mas é uma porta para outros mercados, havendo um leque muito diversificado de exportadores de outros países", destacou Luís Pinto Andrade.

Luís Silvério, presidente da direção da ACOPE, explicou que o objetivo da associação é convencer os paladares dos importadores que o pescado português é o melhor, através de um "show cooking" em direto em que dois "chefs" vão cozinhar os produtos em exposição.

"É tentarmos mostrar os valores dos produtos que temos, os bons produtos que temos, e tentar mostrar aqui aos profissionais que em Portugal temos o melhor peixe do mundo", reforçou Luís Silvério.

Amândio Santos, presidente da PortugalFoods, salientou que o objetivo é "projeção da marca Portugal " e que ainda que o mercado da saudade represente "o grande trampolim para a exportação das empresas portuguesas, agora as empresas vêm motivadas para se apresentarem aos mercados internacionais".

"A SIAL Paris é um momento por excelência de projetar esta marca Portugal como produtor de qualidade, como produtor que pode ser uma alternativa importante para os decisores quando nos referimos a produtos tradicionais, produtos frescos e produtos do mar em que nós nos distinguimos como os melhores", declarou.

A feira é visitada esta segunda-feira pelo secretário de Estado das Pescas, José Apolinário e pelo adjunto do Secretário de Estado da Internacionalização, Henrique Ribeiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório