Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Imposto faz aumentar maço de cigarros em pelo menos 1 cêntimo

O aumento do Imposto sobre o Tabaco (IT) previsto na proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) significa um aumento de um cêntimo no maço de cigarros, segundo simulações feitas pela consultora Deloitte.

Imposto faz aumentar maço de cigarros em pelo menos 1 cêntimo
Notícias ao Minuto

20:57 - 15/10/16 por Lusa

Economia Deloitte

De acordo com os cálculos efetuados pela consultora Deloitte para a agência Lusa com base na proposta de OE2017 entregue na sexta-feira na Assembleia da República, o valor do IT faz aumentar um cêntimo por maço, tendo por referência um tabaco com um preço de venda ao público de 4,80 euros.

Isto porque, explicou à Lusa o fiscalista da Deloitte Afonso Arnaldo, a forma de calcular o IT depende também do preço definido pelas tabaqueiras pelo maço de tabaco, pelo que pode haver um aumento superior - entre cinco e dez cêntimos - por maço.

Normalmente, as tabaqueiras repercutem o imposto no maço de tabaco arrendondando o preço aos cinco ou aos dez cêntimos, acrescentou o fiscalista, o que significa que, no final, o aumento do preço depende das margens que as tabaqueiras entendam aplicar.

A tributação que recai sobre o tabaco é feita por via de duas componentes de imposto (um elemento específico e outro sobre o valor do tabaco) e a proposta de OE2017 prevê um aumento da tributação referente ao elemento específico.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório