Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Parque Expo continua em processo de liquidação

O Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), apresentado hoje, contempla as contas da sociedade Parque Expo, referindo que ainda se encontra "em processo de liquidação".

Parque Expo continua em processo de liquidação
Notícias ao Minuto

23:08 - 14/10/16 por Lusa

Economia Sociedade

O documento, que foi entregue hoje pelo Governo na Assembleia da República, indica que a Parque Expo foi uma das sociedades que contribuíram para o "decréscimo de 10,3% verificado no subsector Entidades Públicas Reclassificadas".

A Parque Expo, que está sob tutela do Ministério do Ambiente, apresenta uma despesa prevista para 2017 de 24,5 milhões de euros, o mesmo valor da receita.

A extinção da Parque Expo, empresa pública criada para gerir a Expo'98, foi anunciada em 2011 pela então ministra do Ambiente, Assunção Cristas, tendo a governante afirmado que aquela sociedade "cumpriu a sua função e que [restava] a extinção", já que a gestão urbana da zona tinha passado para a Câmara de Lisboa e o Pavilhão Atlântico foi vendido a privados.

Em dezembro de 2015, a Parque Expo informou que tinha amortizado antecipadamente o empréstimo obrigacionista total ao Estado, com o pagamento de 9,8 milhões de euros.

O balanço à data da dissolução (30 de setembro de 2014) indicou um ativo no valor de 131,4 milhões de euros, com destaque para o Oceanário de Lisboa, o Pavilhão de Portugal, créditos a receber da Câmara Municipal de Lisboa e lotes de terreno à venda.

O passivo atingiu então o montante de 232,3 milhões de euros, sendo o capital próprio negativo de 100,9 milhões de euros.

Em outubro de 2014, os acionistas decidiram que o processo de dissolução da empresa - criada em 1993 para conceber a Expo'98 e a reconversão urbanística do agora denominado Parque das Nações - deveria ocorrer, no máximo, em dois anos.

Nessa altura, os acionistas designaram a comissão liquidatária, que lhes deveria submeter "uma proposta de plano de liquidação no prazo de um mês", com John Michael Crachá do Souto Antunes como presidente e João Manuel Pereira Afonso como vogal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório