Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Segurança Social disponível para ajudar ex-trabalhadores dos Estaleiros

O diretor distrital da Segurança Social de Viana do Castelo manifestou hoje "toda a disponibilidade" para tentar encontrar soluções para os ex-trabalhadores dos estaleiros navais que a partir de 2017 deixam de ter acesso ao subsídio de desemprego.

Segurança Social disponível para ajudar ex-trabalhadores dos Estaleiros
Notícias ao Minuto

13:11 - 14/10/16 por Lusa

Economia Viana do Castelo

Esta "disponibilidade" foi manifestada a um grupo de ex-trabalhadores dos Estaleiros de Viana do Castelo que foi recebido pelo responsável distrital da Segurança Social, Paulo Órfão, na sequência de uma manifestação que reuniu cerca de uma centena de ex-trabalhadores dos estaleiros.

Em declarações aos jornalistas, no final da reunião, que se prolongou por mais de duas horas, o porta-voz da delegação da comissão representativa daqueles ex-trabalhadores, António Ribeiro, afirmou que o encontro visou sensibilizar o responsável da Segurança Social de Viana do Castelo para o "futuro dramático" que enfrentarão a partir de 2017.

"O encontro foi produtivo", disse António Ribeiro, referindo-se à "total disponibilidade" manifestada por Paulo Órfão para tentar encontrar soluções para os cerca de 400 trabalhadores que a partir de 2017 deixam de ter acesso ao subsídio de desemprego.

Segundo António Ribeiro, "os ex-trabalhadores que estão desempregados e que em 2017 estejam em condições de avançar para a reforma vão sofrer demasiadas penalizações, como o fator de sustentabilidade de 13,34% e mais 12,75% por assinarem o acordo mútuo".

Os mais jovens "vão estar numa situação mais dramática e complexa porque vão ficar completamente sem nada", acrescentou.

Em 2014, quando os estaleiros foram subconcessionados à Martifer, estavam ao serviço 609 trabalhadores. O plano de rescisões amigáveis a que os trabalhadores foram convidados a aderir custou ao Estado 30,1 milhões de euros.

A concentração, que se realizou entre as 10:00 e as 12:00, junto ao Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, pretendeu ser "mais um alerta para a situação dramática com que se confrontam os ex-trabalhadores dos estaleiros".

A comissão representativa dos ex-trabalhadores foi criada no início de setembro para discutir o seu futuro com forças políticas e agentes do poder e já se reuniu com o PCP, com o Bloco de Esquerda e com o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório