Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Eficiência energética Portugal 2020 disponibiliza 162 milh...

Portugal 2020 disponibiliza 162 milhões para eficiência energética

As autarquias vão poder concorrer, até abril de 2017, ao financiamento pelo programa comunitário Portugal 2020 de projetos de eficiência energética nos municípios, no total de 162 milhões de euros, informou fonte do Governo.

Portugal 2020 disponibiliza 162 milhões para eficiência energética
Notícias ao Minuto

12:50 - 14/10/16 por Lusa

Casa Autarquia

Numa carta enviada na quinta-feira a todos os presidentes de câmara, o Governo alertou para a publicação, a 04 de outubro, "dos concursos dirigidos à 'Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local', com uma dotação financeira de 162 milhões de euros".

O documento notou que a medida visa concretizar "mais uma importante componente dos Pactos de Desenvolvimento e Coesão Territorial contratualizados com as CIM/AM [Comunidades Intermunicipais/Áreas Metropolitanas]".

Os secretários de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Sousa, explicam na carta que estes apoios dos Programas Operacionais Regionais do Portugal 2020 se destinam a "intervenções ao nível do aumento da eficiência energética dos edifícios e equipamentos públicos", incluindo a "remoção de materiais que contenham amianto".

Os apoios destinam-se, ainda, a projetos de "intervenções nos sistemas de iluminação pública, sistemas semafóricos e sistemas de iluminação decorativa, tais como monumentos, jardins, entre outros, com o objetivo de reduzir os consumos de energia, através da instalação de sistemas e tecnologias mais eficientes".

"Em linha com as diretivas europeias de eficiência energética, cabe ao Estado e aos municípios dar o exemplo para os restantes setores de atividade", salientou a carta, apontando a ambição portuguesa de, principalmente na administração pública, reduzir 30% do consumo de energia até 2020.

Os três governantes convidaram os municípios a apresentarem "candidaturas ao Portugal 2020, até 13 de abril de 2017, com ganhos evidentes de eficiência quer para a administração local, quer para a melhoria das condições de vida e de sustentabilidade dos territórios".

Segundo fonte oficial do gabinete do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que tutela a aplicação do Portugal 2020, o Governo tinha lançado, em setembro, um concurso similar para a administração central, no montante de 100 milhões de euros de fundos europeus.

Campo obrigatório