Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

CMVM vai mudar. Eis a nova líder do regulador dos mercados

Depois de um caminho de quase 10 anos na Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, Gabriela Figueiredo Dias está prestes a chegar à posição mais importante.

CMVM vai mudar. Eis a nova líder do regulador dos mercados
Notícias ao Minuto

08:25 - 14/10/16 por Bruno Mourão

Economia Gabriela Dias

Foi preciso mais de um ano de indefinição, mas a CMVM sabe finalmente quem vai suceder a Carlos Tavares na cadeira de presidente. Apesar de não existir ainda confirmação oficial, várias fontes já confirmaram à imprensa nacional que será a atual vice-presidente Gabriela Figueiredo Dias a ocupar a posição de liderança, após quase dez anos de carreira no regulador dos mercados nacionais. 

Advogada de formação, Gabriela Dias construiu uma carreira de sucesso no mundo financeiro após alguns anos de experiência no Direito, com passagens pela Rodrigo Santiago e Associados e pela Miguel Galvão Teles/Soares da Silva, às quais se seguiram 13 anos de advocacia e consultoria jurídica. 

Em 2007, chegou à CMVM para desempenhar as duplas funções de diretora adjunta do Departamento Internacional e de Política Regulatória e de Assessora para os Assuntos Internacionais e Política Regulatória; no espaço de três anos acabou por passar para diretora adjunta do Departamento de Mercados, Emitentes e Informação e, em 2011, subiu ao cargo de diretora do mesmo departamento. 

No ano de 2013, Gabriela Figueiredo Dias tornou-se assessora do Conselho de Administração e um ano depois passou a acumular também o cargo de diretora do Departamento Internacional e Política Regulatória. Finalmente, em julho do ano passado, subiu a vice-presidente do Conselho de Administração. 

Ao longo de toda a carreira, a futura presidente da CMVM aprovada pela CRESAP teve também uma presença constante na vida académica através de vários cursos e programas de formação, para além da longa carreira como docente universitária em centros de ensino como a Universidade Moderna do Porto, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa. 

A nomeação de Gabriela Figueiredo Dias deverá ser oficializada em breve, tendo ainda de passar pela avaliação do Parlamento antes da confirmação como nova presidente da Comissão dos Mercados de Valores Mobiliários.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório