Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Administração do BPI considera OPA do CaixaBank "oportuna" e "amigável"

O Conselho de Administração do BPI considera que a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pelo espanhol CaixaBank é "oportuna", na medida em que "pode reforçar a capacidade" do banco para enfrentar os desafios e oportunidades do setor.

Administração do BPI considera OPA do CaixaBank "oportuna" e "amigável"
Notícias ao Minuto

19:26 - 13/10/16 por Lusa

Economia Banca

"O Conselho de Administração entende que a Oferta do CaixaBank é oportuna, na medida em que pode reforçar a capacidade do BPI para enfrentar os desafios e oportunidades que se colocam ao setor bancário, designadamente a pressão significativa sobre as fontes de receitas, crescentes exigências de capital, aumento dos custos regulatórios, transformação digital e consolidação", lê-se no relatório do Conselho de Administração hoje divulgado.

No documento, divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Conselho de Administração considera a oferta "amigável, por provir de uma instituição financeira de grande credibilidade, que é acionista do BPI desde 1995", e avalia a consolidação do BPI no CaixaBank como "potencialmente positiva".

Esta consolidação poderá contribuir, segundo o Conselho de Administração, para "o BPI manter o seu estatuto como entidade independente", as suas parcerias de banca/seguros com o Grupo Allianz e os "princípios que tem seguido na sua política de recursos humanos".

O Conselho de Administração afirma também que, "no momento atual, a determinação de um preço para o BPI é particularmente difícil, tendo em conta alguns fatores que não tem possibilidade de quantificar".

Entre estes fatores estão: "a circunstância de não haver certeza quanto ao momento e termos em que o valor da participação do BPI no BFA [Banco de Fomento Angola] poderá ser monetizado; as crescentes exigências de capital a que os bancos estão sujeitos; e o facto de nesta data não ser possível determinar o impacto dos novos requisitos mínimos de fundos próprios e de passivos elegíveis (MREL)".

Em 21 de setembro, o CaixaBank lançou uma nova OPA sobre a totalidade do capital do BPI, oferecendo 1,134 euros por cada ação, um aumento do preço face ao da anterior oferta, feita a 18 de abril, de 1,113 euros por ação.

O Conselho de Administração afirma que o preço proposto pelo CaixaBank "relativamente às cotações médias do BPI oscila entre um desconto de 10% e um prémio de 1%, o que compara com prémios entre 15% e 19% nas transações precedentes no setor bancário europeu".

Para a administração do banco se o preço "refletisse os prémios pagos em transações precedentes no setor bancário europeu [...], o mencionado preço da oferta atingiria 1,404 euros, 1,427 euros, 1,463 euros ou 1,289 euros, consoante os referidos prémios fossem aplicados sobre a cotação média das ações do BPI dos últimos dia, semana, mês ou três meses".

O Conselho de Administração do BPI refere ainda que desde 18 de abril até 21 de setembro a ação BPI desvalorizou-se 8,4%.

[Notícia atualizada às 20h11]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório