Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente do grupo Fosun cai onze lugares entre os mais ricos da China

O presidente do grupo Fosun, Guo Guangchang, que comprou em Portugal a Fidelidade e a Luz Saúde, caiu onze lugares na lista dos maiores multimilionários chineses, para a 28.ª posição, segundo o centro de investigação Hurun.

Presidente do grupo Fosun cai onze lugares entre os mais ricos da China
Notícias ao Minuto

12:14 - 13/10/16 por Lusa

Economia Guo Guangchang

A fortuna pessoal de Guo Guangchang, 49 anos, recuou 1.160 milhões de dólares (1.052 milhões de euros), para 6.640 milhões de dólares (6.023 milhões de euros), no espaço de um ano, detalha a Hurun Report Inc.

É uma queda de 15%, e ocorre num período em que o grupo Fosun anuncia planos para vender seis mil milhões de dólares em ativos, até ao final de 2017.

Presidente de um grupo de investimento internacional, Guo é também um dos 42 multimilionários com assento no principal órgão de consulta do Partido Comunista Chinês e do Governo da China.

"Portugal é a minha segunda casa", disse este fim de semana Guo, durante um encontro, em Pequim, com o primeiro-ministro António Costa, em que assinalou que o país é um destino "aberto e recetivo" ao investimento estrangeiro.

Em Portugal, o grupo Fosun já investiu quase 1.500 milhões de euros, detendo a seguradora Fidelidade, o grupo Luz Saúde e uma participação de 5,3% na REN.

Em julho passado, o grupo avançou com uma proposta por 16,7% do banco Millennium bcp, através de um aumento de capital exclusivo.

No ano passado foi também um dos candidatos à compra do Novo Banco, até as negociações terem sido suspensas pelo Banco de Portugal.

A Hurun Report Inc, uma unidade de investigação fundada em 1999 pelo contabilista britânico Rupert Hoogewerf, publica anualmente uma lista das personalidades mais ricas da China.

O presidente do conglomerado Wanda Group, Wang Jianlin, que se mediatizou pelos seus investimentos na indústria cinematográfica de Hollywood, manteve o primeiro lugar, com uma fortuna de 32.100 milhões de dólares (29.125 milhões de euros).

Tudo junto, os 20 mais ricos da China valem 273.840 milhões de dólares (248.537 milhões de euros) - quase 20% mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) português.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório