Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Nigéria aumenta produção petrolífer mas não consegue destronar Angola

Angola foi em setembro, pelo sétimo mês consecutivo, o maior produtor africano de petróleo, com uma estimativa de 1,766 milhões de barris de crude diários, acima dos 1,524 milhões de barris da Nigéria, cuja produção começou a aumentar.

Nigéria aumenta produção petrolífer mas não consegue destronar Angola
Notícias ao Minuto

13:16 - 12/10/16 por Lusa

Economia Matérias-Primas

A informação, que resulta de fontes secundárias, consta do relatório com os dados de setembro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), divulgado hoje, e reflete uma nova quebra na produção angolana, desta vez na ordem dos 14.100 barris diários, face ao mês de agosto.

Já a Nigéria, que começou 2016 - e como nos acumulados de anos anteriores - a liderar a lista africana, com 1,853 milhões de barris diários (contra os 1,742 milhões de Angola), viu a produção descer até aos 1,444 milhões em maio, o valor mais baixo do ano, segundo a OPEP.

A produção naquele país, condicionada por ataques terroristas, grupos armados e instabilidade política interna, aumentou para 1,524 milhões de barris de crude em setembro, face aos anteriores (agosto) 1,429 milhões de barris diários.

Um recente relatório da Agência Internacional de Energia refere que só a desorganização, instabilidade política, roubos de petróleo, dificuldades no controlo de grupos armados e aos adiamentos sucessivos da nova lei do petróleo impedem a Nigéria de retomar o primeiro lugar da produção de petróleo em África.

Angola enfrenta desde final de 2014 uma profunda crise económica, financeira e cambial decorrente da forte quebra nas receitas petrolíferas. Em menos de dois anos, o país viu o barril exportado passar de mais de 100 dólares para vendas médias, no primeiro semestre deste ano, de 36 dólares por barril, segundo dados do Ministério das Finanças.

Segundo a mesma informação, o país produziu em média, no primeiro semestre do ano, 1,77 milhões de barris de crude por dia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório