Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

FC Porto acabou época com os maiores prejuízos de sempre

Insucesso desportivo em Portugal e nas competições europeias pesou nas contas do Futebol Clube do Porto. Dados foram revelados esta manhã em comunicado oficial.

FC Porto acabou época com os maiores prejuízos de sempre
Notícias ao Minuto

10:03 - 12/10/16 por Bruno Mourão

Economia Resultados

O terceiro lugar no campeonato do ano passado e o falhanço na fase de grupos da Liga dos Campeões custaram ao FC Porto 58,4 milhões de euros de prejuízo. A revelação é feita no relatório e contas divulgado esta manhã pelo clube à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, que explica as perdas com a "diminuição dos resultados com transações de passes de jogadores" e a "quebra das receitas de participação nas provas europeias".

A época de 2015/2016 foi marcada pelos insucessos desportivos e o impacto nas contas dos 'dragões' é claro: o saldo de compra e vendas de jogadores foi menos positivo, os proveitos excluindo as vendas de jogadores caíram e os custos aumentaram devido ao " pagamento de indemnizações às equipas técnicas lideradas por Julen Lopetegui e José Peseiro".

Os prejuízos da época passada engordaram o passivo total do Futebol Clube do Porto para os 349,181 milhões de euros, um aumento de 73,049 milhões em relação à temporada anterior. O ativo cresceu ligeiramente para os 375,045 milhões "devido ao aumento do valor contabilístico do plantel que atinge os 90,625 milhões de euros no final do exercício".

"Após um exercício económico em que atinge um resultado liquido positivo próximo dos vinte milhões de euros, a FC Porto – Futebol, SAD apresenta o seu pior resultado líquido, na ordem dos cinquenta e oito milhões de euros negativos, na época em análise", admite a direção do Porto no relatório e contas.

Através do presidente Pinto da Costa, o clube admite que "a época a que se refere este exercício não correu bem" e que "desportivamente a equipa de futebol ficou muito aquém das nossas expectativas e do valor 'per si' dos nossos jogadores".

Ainda assim, o líder portista assinala a confiança no futuro: "Acreditamos firmemente estarmos a iniciar um novo período de sucesso, à imagem do que ciclicamente aconteceu no passado. Para isso, assumindo as consequências nos resultados do exercício, optámos por manter todos os jogadores considerados nucleares para a nova época e certamente já esta temporada retiraremos os dividendos desportivos e financeiros desta estratégia".

[Notícia atualizada às 10h25]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório