Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de um terço dos portugueses sem rendimento para necessidades

Mais de um terço dos portugueses não tem rendimento suficiente para satisfazer as necessidades e 16% recorre ao crédito para as cobrir, segundo um inquérito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado hoje.

Mais de um terço dos portugueses sem rendimento para necessidades
Notícias ao Minuto

23:14 - 11/10/16 por Lusa

Economia OCDE

No inquérito da OCDE sobre literacia financeira divulgado hoje, 35% dos portugueses responderam que nem sempre têm dinheiro para cobrir as suas necessidades e 16% admitiram que já recorreram ao crédito para as satisfazer.

Assim, Portugal fica acima da média dos países da OCDE, em que 27% dos inquiridos admitem não ter rendimentos suficientes para satisfazer as necessidades básicas e 14% recorreram ao crédito para as cobrir.

Portugal fica também acima da média, mas apenas ligeiramente, do conjunto dos 30 países que responderam ao inquérito, em que 34% dos inquiridos responderam não ter rendimento para cobrir as suas necessidades e 20% admitiram recorrer ao crédito.

Este é um dos pontos onde Portugal se destaca pela negativa, mas na avaliação geral de literacia financeira o país fica ligeiramente acima da média geral e da OCDE, embora os níveis gerais sejam "bastante baixos", considera a instituição.

Num total de 21 pontos, em áreas que combinam conhecimento, atitudes e comportamentos, a média do conjunto dos 30 países que responderam ao inquérito é de 13,2 pontos, enquanto a dos países da OCDE é de 13,7 pontos.

Portugal fica acima da média, com 14 pontos, mas, ainda assim, a OCDE considera que "há uma margem significativa para melhoria" em todos os países.

Para a OCDE, os níveis de literacia financeira "são mais baixos do que o esperado por um conjunto variado de razões - nuns casos [a falta de] conhecimento é um problema, noutros os comportamentos são particularmente problemáticos".

Além disso, "há grandes variações nos níveis de conhecimento financeiro entre os países". Cerca de 60% dos inquiridos portugueses tiveram uma pontuação mínima de cinco (em sete) em questões sobre conhecimento financeiro, uma classificação que está acima da média dos 30 países inquiridos (56%) e abaixo da média dos países da OCDE (62%).

A OCDE também concluiu que o conhecimento financeiro varia por género: em 18 das 30 economias que participaram no inquérito, os homens têm pontuações mais elevadas do que as mulheres.

Em Portugal, 67% dos homens inquiridos e 54% das mulheres têm uma pontuação de pelo menos cinco (em sete) nas questões sobre conhecimento financeiro.

Em 15 países e economias, menos do que metade dos adultos definem objetivos financeiros de longo prazo e tentam alcançá-los, um "comportamento que é essencial para a segurança e bem-estar financeiros de longo prazo", defende a OCDE. Pelo contrário, em Portugal, por exemplo, mais de seis em 10 inquiridos tem tendência em favorecer o longo prazo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório