Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Bancos voltam a cortar financiamento às empresas e famílias

Dados do Banco de Portugal revelam mais uma queda do valor emprestado pela banca portuguesa. Tendência em território nacional contraria o crescimento na zona euro.

Bancos voltam a cortar financiamento às empresas e famílias
Notícias ao Minuto

11:35 - 11/10/16 por Bruno Mourão

Economia BdP

A banca portuguesa continua a cortar a torneira do financiamento à economia, num contexto de baixas taxas de juro que reduz as margens de lucro.

No relatório divulgado hoje pelo Banco de Portugal, pode ler-se que "em agosto de 2016, os empréstimos concedidos pelos bancos a sociedades não financeiras e a particulares (habitação) continuaram a apresentar taxas de variação anual negativas, situando-se, respetivamente, em -2,5% e -2,9%".

A tendência de estagnação tem sido uma constante este ano, mas nem todos os meses têm sido negativos; agosto trouxe de volta as quedas, em contraciclo com a restante zona euro: "Para o conjunto da área do euro registaram-se taxas de variação anual de 1,1% e 2,3% nos empréstimos a sociedades não financeiras e a particulares (habitação), respetivamente".

Há também más notícias dos depósitos: "No final de agosto, os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizavam 140,7 mil milhões de euros, uma redução de 2088 milhões de euros em relação ao final do mês de julho, devido à substituição de aplicações em depósitos por outros instrumentos de poupança, nomeadamente por obrigações do tesouro de rendimento variável e certificados do tesouro".

O Banco de Portugal reconhece que "é comum observar-se um decréscimo do valor dos depósitos de particulares em agosto", mas confessa que "em 2016 essa redução foi mais expressiva do que em anos anteriores".

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório