Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Marcelo realça importância das relações entre Portugal e China

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou hoje a importância das relações económicas entre Portugal e China, num momento em que o primeiro-ministro, António Costa, encontra-se em visita oficial ao país asiático.

Marcelo realça importância das relações entre Portugal e China
Notícias ao Minuto

11:17 - 11/10/16 por Lusa

Economia Presidentes

A China, advogou Marcelo numa conferência em Lisboa, "não encontra nenhuma outra sociedade europeia" para além de Portugal "onde possa entrar" em áreas como a "energia e finanças, setores altamente protegidos".

"Só admira como é que a China demorou tanto tempo em perceber a vantagem comparativa geoestratégica de Portugal. E só admira como Portugal demorou tanto tempo a perceber a oportunidade chinesa", prosseguiu o chefe de Estado.

Todavia, Marcelo advertiu: "É evidente que não há almoços grátis e estas escolhas estratégicas têm contrapartidas a prazo".

Depois, em declarações aos jornalistas, o Presidente sublinhou o "reforço significativo" das relações entre Portugal e China "no domínio económico e financeiro".

"Vamos ver os resultados", concretizou.

Hoje, o primeiro-ministro, António Costa, manifestou-se em Macau favorável a uma junção de "forças" entre Portugal e a China para a promoção de uma cooperação triangular com os restantes países lusófonos em áreas como a agricultura, infraestruturas e educação.

Falando em Lisboa no arranque da Portugal Digital Summit, conferência sobre o setor da economia digital, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou haver uma "desconfiança crónica" dos cidadãos "em pessoas e instituições", e reiterou que tal deve ser combatido por pessoas e instituições.

"Um dos problemas da sociedade portuguesa hoje chama-se confiança", realçou o Presidente da República, mesmo admitindo que tal problema não é exclusivo de Portugal.

Na conferência tida na Fundação Champalimaud, o chefe de Estado vincou ainda ser fundamental a procura de "consensos" na sociedade portuguesa.

"Não há como entender que sistematicamente se coloque acima do que nos une aquilo que nos divide, e que muitas vezes é esporádico e ocasional", realçou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório