Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Exportações com maior aumento em ano e meio, importações também

Desde a primeira metade de 2015 que não se via uma subida tão significativa do total de bens e serviços vendidos ao exterior. Ainda assim, o saldo externo piorou graças ao crescimento ainda maior das importações.

Exportações com maior aumento em ano e meio, importações também
Notícias ao Minuto

11:28 - 10/10/16 por Bruno Mourão

Economia Comércio

Depois de cinco meses consecutivos de queda nas exportações e quatro meses seguidos de recuo nas importações, agosto trouxe uma inversão total do comércio internacional na economia portuguesa.

"Em agosto de 2016, as exportações de bens aumentaram 6,1% e as importações de bens cresceram 10,6% face ao mesmo mês de 2015", revela o INE no boletim estatístico divulgado esta manhã. No caso das exportações, o registo de agosto foi o melhor na comparação homóloga desde junho de 2015; nas importações, registou-se o melhor mês desde abril do ano passado.

O Instituto Nacional de Estatística sugere que o aumento súbito no comércio " poderá ter refletido em parte efeitos de calendário (menos 2 dias úteis em julho e mais 1 dia útil em agosto que nos meses homólogos do ano anterior)", mas a verdade é que a queda do preço dos combustíveis e a desvalorização da libra face ao euro parecem ter desempenhado um papel fundamental em agosto.

Apesar das exportações terem registado o segundo mês de crescimento em 2016, pelo terceiro mês consecutivo o défice comercial aumentou. Em agosto, a diferença negativa entre importações e exportações cresceu para um total de 1,16 mil milhões de euros, mas 248 milhões do que em agosto do ano passado.

[Notícia atualizada às 11h40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório