Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"Não se deve demonizar 'estrangeirização' da economia portuguesa"

Marques Mendes falou sobre os investimentos estrangeiros em Portugal e defendou que os portugueses não devem temer tais fundos monetários.

"Não se deve demonizar 'estrangeirização' da economia portuguesa"
Notícias ao Minuto

21:51 - 09/10/16 por Inês Esparteiro Araújo

Economia Marques Mendes

Se estamos ou não a vender o país a estrangeiros, Marques Mendes é objetivo: existe sim muito investimento de outros países em empresas portuguesas, mas tal não tem que ser encarado como uma coisa má. Pelo contrário, argumentou esta noite na SIC no seu espaço de comentário semanal.

“Esta passagem de empresas portuguesas para mãos estrangeiras é um processo inevitável a partir do momento em que há globalização da economia, com a aceleração do processo de privatizações quando a Troika entrou cá dentro e, porque os grupos portugueses não têm capital”, explicou.

Apesar de “muitas pessoas ficarem aflitas”, garantiu que “não é caso para isso”. “Um investimento estrangeiro é positivo para Portugal e por isso o Primeiro-Ministro faz bem em estar na China. Não se deve demonizar esta ‘estrangeirização’ da economia portuguesa”, sublinhou.

Ainda sobre a visita de António Costa a terras chinesas, o comentador político esclareceu que, do seu ponto de vista, este “vai continuar a crescer”, visto atualmente já estarem inseridos em “setores estratégicos como a energia (EDP) e a banca, visto que dentro de poucos dias vão entrar no BCP”. Além destes grupos, relembrou ainda a “recente entrada de um grupo chinês [o KNJ Investment Limited] na área da comunicação social, como o caso do Diário de Notícias” e a TSF.

À parte do investimento chinês, o social democrata fez sobressair também outros dinheiros oriundos de outras partes do mundo, como o alemão - “no domínio da indústria” -, o espanhol “que está sobretudo em áreas estratégicas como a banca nacional” ou ainda o francês, “que cresceu muitos nos últimos tempos devido à compra da PT”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório